Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

24 de janeiro de 2010

O Poder da Fé - O que é Fé? - Estudo Bíblico

O Poder da Fé 

O que é Fé?

Ter fé é colocar sua confiança total em alguém ou alguma coisa. Muitos confiam em carros ou em imagens, etc. Mas nós colocamos a nossa confiança no Senhor Jesus. Is 12: 2; Sl 20: 7

a) Na conversão, a fé é o ato da alma voltar-se para Deus.

b) Hebreus 11 não define a fé, mas a descreve em seu poder. Hb 11: 1

c) A fé traz segurança.
A fé envolve o intelecto, a emoção e a vontade. 
  • O aspecto intelectual Rm 10: 17 inclui a crença na revelação de Deus, na natureza e nos fatos históricos da Bíblia e nas suas doutrinas.
  • O aspecto emocional Mt 13: 20-21 é um elemento importantíssimo na fé, mas não é seu único constituinte. Aqueles que têm uma grande quantidade de emoção em sua fé tendem a escorregar.
  • O aspecto voluntário Pv 23: 6 é a conseqüência lógica do intelectual e do emocional. Inclui a rendição do coração a Deus e a apropriação de Cristo como Salvador. Jo 1: 12
Nós somos salvos não porque paramos de pecar, mas porque começamos a crer. Qualquer pessoa pode parar de roubar, mentir, beber, fornicar e falar palavrões. Mas parar com estas ‘’más obras não a salva’’. Somos salvos quando deixamos a incredulidade e cremos em Jesus como Nosso Salvador.
  • Quando cremos, não importa quão “mau” somos nossos nomes são escritos no Livro da Vida e a justiça de Deus é contada a nosso favor.
  • A fé verdadeira nos converte por completo e começa em nós uma nova vida no Senhor Jesus Cristo.
A fé é mais do que crer que o Senhor nos contou como justos.  Se crermos que Cristo morreu pelos nossos pecados, nos identificamos com a sua morte, como tendo morrido com ele. Foram os nossos pecados que Jesus suportou na Cruz. Foi a condenação que merecíamos que ele recebeu. Portanto, quando ele morreu, nós morremos com ele.
  • A fé que não se identifica com a morte de Cristo não é verdadeira.  Rm 6: 5-8
  • Você não pode crer e continuar na sua mesma forma de viver. A fé muda nossa posição perante Deus. Ela também transforma o nosso caráter, através da fé nos tornamos novas criaturas.
Eis algumas mudanças que a fé opera:
  • Estamos mortos para o pecado. Rm 6: 2
  • Ressurretos com Ele e por isso andamos em novidade de vida.
  • Como crucificados com Cristo, estamos livres do pecado. Rm 6: 6-7
  • E vivos para Deus. Rm 6: 8-11
A importância da Fé: 
  • Somos salvos pela fé. Rm 5: 1
  • Recebemos o Espírito Santo pela fé. Gl 3: 5, 14
  • Somos santificados pela fé. At 26: 18
  • Somos guardados pela fé. I Pe 1: 5.
  • Somos curados pela fé. Tg 5: 15
  • Andamos pela fé. II Co 5: 7
  • Vencemos as dificuldades pela fé. Mc 9: 23 
  • Sem fé não podemos agradar a Deus. Hb 11: 6
  • No serviço cristão a fé faz de nós uma benção para os outros.  Jo 7: 38
  • Leva-nos a esforçarmos a favor de outros. Mc 2: 3-5
  • A ter perseverança no serviço. Mt 15: 28
O poder da Fé                                                                                     
Os santos do antigo testamento exerceram uma fé nas promessas de Deus. Essa fé foi que os sustentaram. Pela fé o crente reconhece que as coisas temporais e materiais não são mais reais do que Deus. A fé substancia a realidade de Deus. Hb 11: 5-6. Sem a fé toda obra humana fica contaminada pelo pecado. Is 64: 6
O duplo objetivo da fé:
  1. Confiança absoluta na existência de Deus. I Tm 1: 17; Jo 1: 18
  2. Certeza que Deus galardoa os que O buscam de coração.
Noé manifestou a fé no cumprimento futuro da Palavra de Deus. Assim, a fé de Noé condenou o mundo, porque os seus contemporâneos se fizeram surdos diante da proclamação da mensagem de vida. I Pe 2: 5
Abraão ouviu e atendeu a chamada pessoal de Deus. Como Noé, Abraão ganhou a justiça imputada de Deus pela fé. Obedeceu porque creu. At 7: 25; Gn 15: 6 Tantos são os heróis da fé, os quais manifestaram sua fé no Deus vivo, como nos é dito em Hb 11. O ‘’bom testemunho’’ que os heróis do antigo testamento ganharam deve nos incentivar a perseverar na corrida da fé. Hb 12: 1-2 Todos estes heróis viam no futuro as promessas de Deus e as aceitavam como uma realidade presente. Você também, se confiar nas promessas de Deus, antes de recebê-las, poderá provar a sua fidelidade para com as suas promessas.

Podemos afirmar duas coisas importantíssimas a respeito da Fé.
  1. A fé é um dom de Deus e, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus. O Senhor Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” Jo 10: 3 - A palavra de Jesus. Jo 5: 24 A palavra gera fé no coração. (Mt 7: 24-28 O coração que realmente anela a verdade, ouve a palavra e a fé enche-lhe o coração.
  2. A fé no Senhor Jesus como Senhor e Salvador produz a salvação. At 16: 31
O apóstolo Paulo diz na sua carta aos Romanos que duas coisas são necessárias para a pessoa ser salva: crer com o coração que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos e com a boca confessar que Jesus é o Senhor. Rm 10: 9. É tão importante confessar a Jesus perante os homens, que Jesus disse que a pessoa que não confessá-lo será negada diante do Pai que está nos céus. Mt 10: 32-33
O apóstolo João também afirma a importância da fé da pessoa que deseja a salvação. (João 3: 16). Portanto, para que a pessoa seja salva necessita crer em Jesus como o seu Salvador e O aceitar como Senhor da sua vida.

CONCLUSÃO:

Podemos dizer que a Fé é a revelação de Deus Jo 3

A fé é a porta que abre a revelação do que Deus quer nos mostrar. Quanto mais exercitamos a nossa fé, mais Deus se revela a nós. Sl 25: 14 Se quisermos que Deus se revele a nós, temos que nos aproximar Dele com fé. Se quisermos sabedoria, peçamos a Deus com fé e Ele nos dará. Deus pode, pela fé, nos revelar preciosas verdades quando Dele nos aproximarmos. Tg 1: 5-8




Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.