Por
canonicidade das Escrituras queremos dizer que, de acordo com
"padrões" determinados e fixos, os livros incluídos nelas são
considerados partes integrantes de uma revelação completa e divina, a qual,
portanto, é autorizada e obrigatória em relação à fé e à prática.
A
palavra grega kanon derivou do hebraico kaneh que significa junco ou vara de
medir (Ap.21:15); daí tomou o sentido de norma, padrão ou regra (Gl.6:16;
Fp.3:16).
A)
A fonte da Canonização: A Canonização de um livro da Bíblia não significa que a
nação judaica ou a igreja tenha dado a esse livro a sua autoridade canônica;
antes significa que sua autoridade, já tendo sido estabelecida em outras bases
suficientes, foi consequentemente reconhecida como pertencente ao cânon e assim
declarado pela nação judaica e pela igreja cristã.
B)
O Critério Canônico (do Novo Testamento): Adotam-se 5 critérios canônicos.
1) Apostolicidade: O livro deveria ter sido escrito por um dos
apóstolos ou por autor que tivesse relacionamento com um dos apóstolos
(imprimatur apostólico).
2) Universalidade: Quando era impossível demonstrar a
autenticidade apostólica, o critério de uso e circulação do livro na comunidade
cristã universal era considerado para sua aferição canônica. O livro deveria
ser aceito universalmente pela igreja para dela receber o seu imprimatur.
3) Conteúdo do Livro: O livro deveria possuir qualidades
espirituais, e qualquer ficção que nele fosse encontrada tornava o escrito
inaceitável.
4) Inspiração: O livro deveria possuir evidências de inspiração.
5) Leitura em Público: Nenhum livro seria admitido para leitura
pública na igreja se não possuísse características próprias. Muitos livros eram
bons e agradáveis para leitura particular, mas não podiam ser lidos e
comentados publicamente, como se fazia com a lei e os profetas na sinagoga. É a
esta leitura que Paulo exorta Timóteo a praticar (ITm.4:13).
C)
Conclusão da Canonização (do Novo Testamento)
1) Concílio Damasino de Roma em 382 d.C.
2) Concílio de Cartago em 397 d.C.
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