Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

16 de agosto de 2013

Cristologia - Teologia 09.09 - A confusão semântica em torno da expressão “Jesus Histórico”

Cristologia - Teologia 09.09


3.5 A confusão semântica em torno da expressão “Jesus Histórico”

Esse resultado teria sido reconhecido com mais facilidade se não fosse pela confusão semântica a respeito do sentido do termo “Jesus histórico”. Esse termo foi usado predominantemente para os resultados da pesquisa histórica referente ao caráter e vida da pessoa que está por trás dos registros do Evangelho. 
Como todo conhecimento histórico, nosso conhecimento dessa pessoa é fragmentário e hipotético. 
A investigação histórica sujeita esse conhecimento ao ceticismo metodológico e à mudança contínua que ocorre nos traços particulares, bem como nos essenciais. 
Ela tem como alvo ideal atingir um alto grau de probabilidade, mas em muitos casos isso é impossível.
O termo “Jesus histórico” também é usado para significar o evento “Jesus como Cristo” como um elemento factual. 
O termo nesse sentido levanta a questão da fé e não a questão da pesquisa histórica. 
Se o elemento factual no evento cristão fosse negado, seria negado também o fundamento do cristianismo. 
Ceticismo metodológico sobre o labor da pesquisa histórica não nega esse elemento. 
A fé não pode nem mesmo garantir o nome “Jesus” com respeito àquele que foi o Cristo. 
Ela deve deixar isso às incertezas de nosso conhecimento histórico. 
Mas a fé garante a transformação factual da realidade naquela vida pessoal que o Novo Testamento expressa em sua imagem de Jesus como o Cristo. 
Se não se distinguirem esses dois sentidos do termo “Jesus histórico”, não é possível haver nenhuma discussão honesta e frutífera.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...