Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

19 de agosto de 2013

Cura Interior - Teologia 10.08 - Mecanismos de defesa da Velha Natureza

Cura Interior - Teologia 10.08


Mecanismos de defesa da Velha Natureza

Para não ter que enfrentar a verdade essa natureza caída constrói certos mecanismos de defesa para se proteger contra a ansiedade e o medo. Isso não muda a realidade das coisas, apenas modifica o modo de olhar os fatos. Nos protegemos e enganamos a nós mesmos afim de que não tenhamos que mudar.

Ø      O homem ao trocar a Verdade de Deus pelas mentiras de Satanás foi tomado por um espírito de mentira, que precisa ser destruído pela Verdade de Deus.

I Jo 1:510;2:4

Alguns mecanismos de defesa


·       Negação :  Negamos algo, mentimos a respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não admitimos que temos mágoas ou ressentimentos. Escondemos, camuflamos.  ( Ex. um reflexo disso pé a  Irritação ) . Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra nossos fracassos. ( fachada )

Deus sabe tudo . Deus sabe todas as coisas.

·       Racionalização : Versos 6-8. Não é tão direto como a negação, não é uma mentira direta. É mais sofisticado, tentamos dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para tudo.

"Se você não tivesse começado..."

Ex.: Saul  I Sm 13:8-13   I Sm 15

Ø     Há duas razões para tudo que fazemos: Uma boa razão e a verdadeira. Nós não enganamos aos outros , mas a nós mesmos.

·       Projeção :  Verso 10. É o pior de todos, avançamos um pouco mais no engano, culpamos os outros pelos nossos problemas. Projetamos nos outros os nossos defeitos. Dizemos que o problema é deles. Finalmente culpamos a Deus. Transferimos nossos problemas para alguém, achamos um bode expiatório.             ( Ex. Adão e Eva )

Embora a mentira tivesse partido de nós, acabamos por afirmar que foi Deus quem disse. “Não sou mentiroso, mas é Ele!” Fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós.

Ø   Para andar com Deus precisamos aprender a andar na verdade.  3 Jo 3

Nos sentimos confusos por não conseguir determinar a causa dos nossos conflitos e sentimentos, tais como : medo, mágoa, ira, culpa, vergonha, ansiedade, etc.  Isto nos faz sentir mais culpados ainda, e não conseguimos ter um relacionamento sadio e específico com Deus. Ficamos como que em um nevoeiro.

Precisamos descobrir qual o ponto da necessidade específica, perceber qual é o verdadeiro problema afim de tratarmos com ele.

Não podemos confessar a Deus o que não reconhecemos para nós mesmos. Fazemos confissões generalizadas, damos e recebemos perdão também de maneira generalizada e acabamos tendo um relacionamento nebuloso, indistinto, generalizado com Deus.
( Raiz do problema )

Ø     Temos que dar nomes aos bois


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA






Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...