Didática - Teologia 11.05
1.2. João Amos Comenius (1592-1670)
Segundo Comenius, dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita. Dada sua formação cristã, Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas.
1.2. João Amos Comenius (1592-1670)
Segundo Comenius, dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita. Dada sua formação cristã, Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas.
Portanto,
Comenius concordava com os educadores medievais na concepção dos fins da
educação, mas diferenciou-se deles na concepção dos meios através dos quais a
educação se processaria.
Para
ele, os jovens deviam ser educados em comum e por isso eram necessárias as
escolas. Os jovens de ambos os sexos deveriam ter acesso à educação
escolar.
Comenius
valorizava o processo indutivo como sendo a melhor forma de se chegar ao
conhecimento generalizado, e aplicou-o na sua prática instrucional. Ele afirmava
que o método indutivo estava mais “de acordo com a natureza” e propunha a
inclusão do estudo dos fenômenos físicos nos currículos e nos livros escolares.
Escreveu o primeiro livro didático ilustrado para crianças, intitulado “O mundo
das coisas sensíveis ilustrado”. Criou, também, um método para o ensino de
línguas de acordo com suas idéias educacionais, considerado revolucionário para
a época.
Devido
a sua longa experiência como professor, Comenius não foi apenas um teórico da
educação. Ele teve também grande importância para a prática da instrução
escolar, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino. A seguir,
apresentamos alguns princípios defendidos por Comenius na sua obra Didática
magna, publicada em 1632, e que teve influência direta sobre o trabalho
docente.
Ao
ensinar um assunto, o professor deve:
a)
Apresentar o objeto ou idéia diretamente, fazendo demonstração, pois o aluno
aprende através dos sentidos, principalmente vendo e tocando.
b)
Mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitido e a sua aplicação na
vida diária.
c)
Fazer referência à natureza e origem dos fenômenos estudados, isto é, às suas
causas.
d)
Explicar primeiramente os princípios gerais e só depois os detalhes.
e)
Passar para o assunto ou tópico seguinte do conteúdo apenas quando o aluno
tiver compreendido o anterior.
Como
se pode ver, esses pressupostos da prática docente já eram proclamados por
Comenius em pleno século XVII.
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