Quem
são seus alunos? Naturalmente são novos convertidos. A diferença e a ênfase
está justamente nisto: não são alunos comuns.
1.
São como crianças recém-nascidas em Cristo que precisam ser identificadas logo
após o nascimento.
O
pecador se arrepende; o Espírito Santo o regenera (novo nascimento) =
conversão.
Devem
ser recepcionados imediatamente após a conversão e identificados, através da
"Ficha de identificação e triagem".
Na
triagem:
Oferece
literatura;
Orienta
sobre os principais trabalhos da igreja;
Orienta
quanto a matrícula na EBD: ideal orientadores para cada faixa (crianças,
adolescentes, jovens e adultos).
Qual
a finalidade da identificação?
Ter
como localizá-los.
Conhecer
a realidade de seus alunos.
Sondagem,
Coleta de dados, Conhecimento da realidade, Diagnóstico, Estratégia de
Trabalho, (Nome, endereço, data de nascimento, data da decisão, origem
religiosa, sua relação com a comunidade, histórico familiar, nível sócio-
econômico, cultura, necessidades pessoais, limitações físicas; perguntas dos
tipo: É a primeira vez que está se decidindo? Está vindo de outra igreja? Qual?
Quanto tempo esteve por lá?).
Formar
comissões de visitadores (que atendam as peculiaridades dos decididos: idade,
sexo, formação etc.)
"A
salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos." Billy
Graham
Você
precisa conhecê-los realmente! Vamos fazer um teste? Pense em três novos
convertidos de sua igreja.
Sabe
o nome deles?
Pode
lembra-se onde eles moram?
Sabe
a data do aniversário deles?
Sabe
como vão indo nos estudos ou no trabalho?
Mantém
boas relações com suas famílias?
Conhece
algum problema em particular?
O
que poderia dizer sobre seu testemunho cristão?
Há
alguma coisa especial de que necessitam?
2.
São pessoas especiais que requerem atenção especial.
a)
São totalmente dependentes espiritualmente.
Só
conseguem digerir os aspectos mais simples das verdades
espirituais. "Com leite vos criei e não com manjar, porque
ainda não podíeis, nem tão pouco ainda agora podeis" (1 Co
3.1-3).
Precisam
ser alimentadas por outrem.
Têm
dificuldade em falar (de explicarem a razão da fé).
b)
Falta-lhes um senso adequado de valores.
Agarram-se
a detalhes sem importância, em vez de aprenderem o que tem realmente
valor.
(Eles
se escandalizam facilmente; se apegam a rudimentos de doutrinas; podem criar
dogmas)
O professor deve apresentar a Cristo como Senhor e não apenas como
Salvador (senhorio de Cristo Mt 16.24). Muitos querem as bênçãos do Salvador
mas não o aceitam como Senhor. Precisamos aceitar o senhorio de Cristo
(diferente da Confissão Positiva).
O
professor deve apresentar a real proposta do evangelho. Livrar o homem da
perdição eterna (diferente do Evangelho da Prosperidade).
3.
São pessoas carentes que requerem cuidados especiais.
a)
"Alimentação" adequada (leite racional).
Não
haverá crescimento espiritual independente da Palavra de Deus.
"Desejai
afetuosamente, como meninos novamente nascidos o leite racional, não
falsificado, para que por ele vades crescendo" (1 Pe 2.2).
Não
se pode administrar à criança recém-nascida alimentos sólidos, antes, o leite
materno. O novo convertido precisa conhecer as doutrinas básicas da
salvação. Portanto, inicialmente, deve afastar-se de assuntos complexos e especulativos.
A
princípio, a criança é alimentada pelos outros; mais tarde, começa a alimentar-
se por conta própria e finalmente, quando adulta, passa a alimentar
outros.
Um
dos alvos do fazedor de discípulos é ensinar o discípulo a alimentar-se, de
forma que ele possa, mais tarde alimentar também outros.
b)
"Meio-ambiente" propício (lar espiritual).
Não
haverá crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã.
"Até
que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a
varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13).
Observando
as palavras de Paulo em Efésios 4.13 "Até que todos cheguemos..."
verificamos que o meio ambiente propício ao crescimento espiritual é encontrado
no contexto da comunhão cristã (lar espiritual, família
espiritual).
Não
é suficiente o contato que o professor tem com o aluno durante a aula na Escola
Dominical. O professor deve proporcionar um meio-ambiente propício para um
inter-relacionamento com outros crentes onde se compartilham idéias, verdades
aprendidas na Palavra, aspirações, e onde haja compreensão.
c)
Precisam de um referencial no novo grupo de convivência.
Geralmente
a primeira referência do novo convertido na igreja é o professor (discipulador)
de sua classe na Escola Dominical.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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