Epistolas Paulinas - Teologia 16.23
O evangelho definido. Romanos 1:16 e 17
16 Pois
não me envergonho
do evangelho, porque
é o poder
de Deus para
a salvação de
todo aquele que
crê, primeiro do
judeu e também do grego;
17 visto que a justiça de
Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por
fé.
"Não me
envergonho" – Não há razão
alguma pela qual
alguém poderia envergonhar-se do
evangelho. Porém, muitos
se sentem envergonhados. E
a tal ponto
que não estão
dispostos a rebaixar-se
fazendo profissão dele.
E a muitos
que o professam
produz vergonha patente. Qual é
a causa dessa vergonha? É o desconhecimento do que constitui o
evangelho.
Ninguém que o conheça realmente
ficará envergonhado dele, nem de alguma de suas facetas.
Desejo de
poder - Nada o
homem deseja tanto
quanto o poder.
Trata-se de um
anseio que o
próprio Deus implantou
nele. Desafortunadamente, o
diabo enganou a maioria dos homens de tal modo que procuram o poder de forma
equivocada. Crêem que ele é encontrado
na posse de riquezas ou de posição
política, e se lançam à busca de tais
coisas. Mas elas não provêem o poder para
satisfazer o desejo que Deus implantou em nós, como demonstra o próprio
fato de não produzirem satisfação.
Nenhum homem jamais se satisfez com o
poder oriundo das riquezas ou posição. Por mais que tenha sempre deseja mais.
Ninguém acha nelas o que desejava, de
forma que se afana para conseguir sempre mais, julgando que assim satisfará o
desejo do seu coração, mas tudo em vão. Cristo é "o
Desejado de Todas as Nações" (Ageu 2:7), a única fonte de satisfação
completa, já que Ele é a encarnação de
todo autêntico poder que existe no Universo: o poder de Deus. "Cristo é o
poder de Deus" (1ª Coríntios 1:24).
Poder e sabedoria - Sabe-se que
o conhecimento é poder. Isso depende… Se nós ativermos à frase do poeta,
"o estudo apropriado para o gênero
humano é o: Estudo do homem", então, realmente, o
conhecimento é qualquer coisa, menos poder. Todo homem sabe que é
pecador, que faz o que
não deve; porém,
esse conhecimento não
lhe confere poder
para mudar seu
curso de ação.
Você pode apontar para alguém todas suas faltas,
contudo, se não faz mais do que isso, debilitou-o em lugar de
fortalecê-lo.
No
entanto, aquele que
decide, juntamente com
o apóstolo Paulo,
não saber nada,
"senão Jesus Cristo
e Este crucificado", então
possui sabedoria que é poder. "E a vida eterna é esta:
que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3) Conhecer a Cristo
é entrar na posse do poder de Sua vida infinita. É por falta desse conhecimento que o homem é destruído
(Oséias 4:6). Porém,
visto que Cristo
é o poder
de Deus, é
absolutamente correto dizer
que o poder
é o que
o homem necessita; e o único poder genuíno, o poder
de Deus, se revela no evangelho.
A
glória do poder
Todos os homens
honram o poder.
Onde esse se
manifeste, você achará
uma nuvem de
admiradores. Não há
ninguém que deixe de admirá-lo ou aplaudi-lo de alguma
maneira. Uma musculatura poderosa é objeto freqüente de admiração
e orgulho, quer
pertença a um
ser humano, ou
a um animal
irracional. Uma máquina
poderosa que move
toneladas sem esforço
aparente, chama sempre a
atenção, assim como
aquele que a
construiu. O homem
rico, cujo dinheiro
pode pagar o
serviço de milhares, sempre tem admiradores, não importando
como o adquiriu. O homem de ascendência nobre e posição, ou o rei de
uma grande nação, têm multidões de
seguidores que aplaudem seu poder. Os homens anseiam relacionar-se com eles, já
que de tal relação deriva certa
dignidade, embora o poder em si mesmo seja intransferível.
Entretanto, todo
o poder terreno
é frágil e
temporário, enquanto que
o poder de
Deus é eterno.
O evangelho é
o poder, e
se os homens
quisessem reconhecê-lo apenas
pelo que ele é, não
haveria ninguém que
se envergonharia dele. Paulo disse:
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de
nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu,
para o mundo" (Gálatas 6:14). A
razão disso é que a cruz é o poder de Deus (I Coríntios 1:18). O poder de Deus
manifestado do modo que é, significa
glória: nada para envergonhar-se.
Cristo não se envergonha Com respeito a Cristo,
lemos: "Pois, tanto o que santifica como os que são
santificados, todos vêm de um só. Por
isso, é que Ele não Se envergonha de lhes chamar irmãos" (Hebreus 2:11).
"Por isso, Deus não Se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus..." (Hebreus 11:16).
Se o Senhor não se envergonha de Se chamar irmão dos pobres, débeis e mortais
pecadores, o homem não tem nenhuma
razão de envergonhar-se dEle. "Vede que grande amor nos tem
concedido o Pai, a ponto de sermos
chamados filhos de
Deus..." (1ª João 3:1). Envergonhar-se do evangelho de Cristo!
Poderia existir um caso pior de exaltação do eu acima de Deus? Envergonhar-se do evangelho
de Cristo, que é o poder de Deus, é uma evidência de que aquele que assim faz
se crê, realmente, superior a Deus.
Parece que rebaixa sua dignidade ao associar-se com o Senhor.
Oração: Jesus,
graças Te damos
porque Tu não
Te envergonhaste de
tornar-Se humano, sendo
nosso Criador. Graças
por haveres "menosprezado a vergonha", quando
Teu corpo pendia desnudo entre o céu e a terra, cravado no madeiro. Para Ti não
havia nenhuma folha de figueira.
Nenhuma pele de animal Te cobriu nessa hora. Só medo e escuridão. Graças por
haveres sorvido até às fezes essa taça. Graças por levar em Teu corpo a
vergonha de nossos pecados. Graças porque Tu consideras ter sido ferido
"na casa de Teus amigos"
quando, em realidade, éramos "inimigos". Graças por termos no Céu um
representante como Tu, que apesar de tudo, "não Se envergonha
de nos chamar
de irmãos". Ao
contemplar essa misericórdia,
sentimos vergonha por
haver-Te negado tantas
vezes.
Aborrecemos nosso
orgulho e nos
apegamos a esse
amor com que
Tu nos atrais
a Ti mesmo.
Como o discípulo
amado, aceitamos recostar nossa cabeça em Teu peito, Tu que
não tiveste onde repousar a Tua, desde a manjedoura até a cruz.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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