Epistolas Paulinas - Teologia 16.98
Gloriar-se “em” ou gloriar-se
“perante” –
Se Abraão houvesse sido justificado pelas obras, teria motivos para gloriar-se, porém, o fato é que não pôde jactar-se diante de Deus, como provam as palavras “Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça”. Para que o homem pudesse ser justificado pelas obras, seria preciso demonstrar que não havia cometido nenhum mal. Nessa condição não haveria necessidade de fé; as obras falariam por si mesmas. Porém Abraão foi justificado pela fé e está claro que não foi por obra alguma. Aquele que é justificado tão-somente pelas obras de Deus se gloriará unicamente nas obras dEle. Isso é gloriar-se em Deus, o que é oposto a gloriar-se perante Deus.
Se Abraão houvesse sido justificado pelas obras, teria motivos para gloriar-se, porém, o fato é que não pôde jactar-se diante de Deus, como provam as palavras “Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça”. Para que o homem pudesse ser justificado pelas obras, seria preciso demonstrar que não havia cometido nenhum mal. Nessa condição não haveria necessidade de fé; as obras falariam por si mesmas. Porém Abraão foi justificado pela fé e está claro que não foi por obra alguma. Aquele que é justificado tão-somente pelas obras de Deus se gloriará unicamente nas obras dEle. Isso é gloriar-se em Deus, o que é oposto a gloriar-se perante Deus.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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