Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

21 de janeiro de 2015

Epistolas Paulinas - Teologia 16.138 - Uma Série de Contrastes

Epistolas Paulinas - Teologia 16.138 

Uma Série de Contrastes – Romanos 5:12-19

12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos   os homens, porque todos pecaram.
13  Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.
14  Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão,   o qual prefigurava aquele que havia de vir.
15  Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de   Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.
16   O  dom,  entretanto,  não  é  como  no  caso  em  que  somente  um  pecou;  porque  o  julgamento  derivou  de  uma  só  ofensa,  para  a   condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
17  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça   reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
18  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça,   veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
19         Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um   só, muitos se tornarão justos.   
            O versículo 11 deve ser estudado juntamente com a seção precedente, de cujo esquema faz parte. “Gloriamo-nos em Deus”   pela vida através da qual recebemos a reconciliação e a salvação. A vida de Cristo é uma existência gratificante. Depois de haver caído,   Davi orou: “Restitui-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” (Salmo 51:12)  O brilho do céu, a beleza   da infindável variedade de flores com a qual Deus atapeta a terra, os alegres cantos dos pássaros, tudo indica que Ele Se deleita na   alegria e na beleza. A luz e o louvor não são mais que expressões naturais de Sua vida. “... Gloriem-se em Ti os que amam o Teu nome”   (Salmo 5:11).

            Possivelmente não haja em Romanos um trecho de mais difícil compreensão do que os versos 12 ao 19. Isso se deve à existência   de um extenso parêntese no meio da afirmação principal, junto à repetição de uma expressão recorrente. Em nosso estudo, não nos   deteremos em cada detalhe, mas prestaremos atenção à idéia principal presente ao longo do arrazoado. Você pode, depois, fazer uma   leitura e um estudo mais pormenorizados.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA





Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...