1)
Convidar e selecionar a equipe de coordenadores da EBD
2)
Estabelecer objetivos alcançáveis e de acordo
(consenso) mútuo
3)
Distribuir tarefas e funções de acordo com a capacidade
de cada membro
4)
Ter avaliações periódicas e criar programa de motivação
contínuo
PASSO 1: COMO
ESCOLHER A EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA EBD?
1)
Faça uma sondagem informal: a pior coisa é
"anunciar em público", pois a tendência das pessoas é fugir de
responsabilidades "proclamadas"! Vá visitar os possíveis candidatos.
Ore com eles, converse sobre os objetivos... enfim, a primeira tarefa para
escolher um bom candidato é conquistá-lo!
2)
Selecione: após ter 4 a 6 nomes em mente, faça uma seleção, para
formar uma equipe inicial de 4 (quatro pessoas): você e mais 3. Ore por 7 dias
antes de escolher com quem vai trabalhar.
3)
Convoque a primeira reunião, informalmente: nada de
cartazes, anúncios, etc. Confirme com cada um dos nomes selecionados a
participação em data e horário marcados. Comunique seu pastor, e convide-o para
estar presente. O pastor será o conselheiro da EBD.
4)
Não distribua cargos já na primeira reunião. Esta deve
ser informal, com espírito de oração, louvor, e gratidão. Mas já estabeleça os
objetivos para a EBD, anotando-os em ata. Lembre-se : objetivos simples e fáceis de
memorizar.
PASSO 2:
ESTABELECENDO OBJETIVOS:
Há 4 regras imprescindíveis para
fixar objetivos adequadamente:
1)
ESPECÍFICO: suficientemente claro para que a equipe
saiba o que fazer para alcançar o objetivo. Exemplo: "4 classes de Estudo
Bíblico dominical: rol do berço, infantil, adolescentes, jovens/adultos".
2)
MEDIDO: para que todos possam saber se foi alcançado ou
não. Exemplo: "Biblioteca com 45 livros até o final do ano".
3)
ALCANÇÁVEL: realista (não otimista, nem pessimista),
sobre o qual se concorda.
4)
TEMPORAL: fixado em função do tempo. Exemplo: "ter
10 novas matrículas até o final de agosto".
NOTE QUE è Objetivos:
o que se pretende alcançar (exemplo: ter uma EBD com 40 alunos matriculados até
31.12.2001). Métodos: maneiras práticas de se alcançar os objetivos
(exemplo: convidar no bairro 10 famílias para conhecerem a EBD). Normalmente,
os objetivos são em pequeno número (de 1 a 5) e os métodos para obtê-los, podem ser
múltiplos (exemplo: um objetivo pode ter vários métodos para alcançá-los).
PASSO 3: DISTRIBUIR
TAREFAS E FUNÇÕES
Aparentemente, este é um passo
fácil. Entretanto, ocorrem sutilezas. Observe que:
1)
Distribuir tarefas que ninguém quer exige um
alto nível de coesão (união) e visão dos membros sobre o objetivo a alcançar.
Em último caso, fique com as tarefas desagradáveis para você mesmo. Mas não se
sobrecarregue, acumulando tarefas e funções.
2)
As funções não deveriam ser mais que 2 por pessoas:
exemplo: ensinar na EBD e ser o líder da juventude. Uma terceira função
desqualifica a pessoa, por falta de tempo!
3)
Nas tarefas que exigem esforço extra, nomeie 2
ou mais pessoas para cuidarem do assunto. Exemplo: visitação aos professores da
EBD.
4)
Treine as pessoas para tarefas e funções: não
importa tanto a qualificação da pessoa, mas sua motivação em desempenhar seu
serviço. Um "mini manual" da função ou descrição da tarefa, pode
ajudar. Deixe as pessoas do grupo compartilharem experiências e funções.
5)
Não "jogue funções": você se lembra
das horríveis "reuniões de cobrança"? Nunca faça isto. Dê
responsabilidades, mas não exija mais que a pessoa possa, de fato, realizar. Se
houve fracassos, toda a equipe deve assumir a responsabilidade. Quando um ou
mais membros falham, é sinal que houve falta de motivação ou treinamento, e
isto é responsabilidade de todos (inclusive de você!).
Reflita:
1.
"As pessoas tendem a se transformar no que você as
encoraja a ser - e não naquilo que diz que devem ser enquanto as aborrece e
incomoda" - N.Parker
2.
Identifique onde estão os talentos da pessoa e então,
suavemente, conduza-a para estas áreas. Isto é maximizar a força do indívíduo
para o grupo.
3.
Comunicação, Treinamento, Motivação: os combustíveis
movimentam uma equipe de sucesso!
PASSO 4: AVALIAÇÕES E
MOTIVAÇÃO
Muitos coordenadores fazem muito
bem os passos 1 a
3, mas esquecem da continuidade:
1)
Avaliação periódica: revise, com frequência, o
desempenho de sua equipe. O que está falhando? Porque? Há necessidades de
mudanças? Quais? Procure sempre trabalhar com o consenso. Quando este não é
possível, explique claramente sua decisão e os motivos que levaram a tomá-lo.
2)
Dê espaço para o crescimento e novas idéias:
você não é insubstituível. É melhor ir estimulando novas lideranças. Crie um
ambiente propício para novidades. Assim a equipe trabalha dinamicamente. Não imponha
mudanças, discuta-as antes de implantá-las, teste-as.
3)
Visite-os, para conhecê-los melhor. Cada pessoa
tem virtudes a serem aproveitadas e limitações a serem respeitadas. Elogie os
resultados alcançados. Cultive relacionamentos pessoais. Lembre-se que
trabalhar com pessoas é um dos principais focos do líder.
4)
Estimule sua equipe: aproveite os pontos fortes
e evite expor a fraqueza dos membros. Exemplo: coloque as pessoas que tem voz
clara e entusiasmo para frente da reunião da EBD, mas evite colocar alguém sem
ritmo musical na liderança do louvor. Há também pessoas que só gostam de
trabalhar "na retaguarda". Não force-os a se expor. Cada pessoa tem
pelo menos UM ponto forte! Sua tarefa é achar este ponto e VALORIZÁ-LO,
UTILIZÁ-LO E APRIMORÁ-LO. Nosso objetivo é o MESMO, mas nem todos precisam
fazer a mesma TAREFA.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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