Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

13 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.07 - Resultados da teologia Existencialista

Fundamentalismo - Teologia 24.07 

RESULTADOS DA TEOLOGIA EXISTENCIALISTA E DE SEU RELATIVISMO PRAGMÁTICO

DESESPERO Quanto a Possibilidade de se Encontrar Verdades Absolutas.

* O homem moderno, teve seu nascimento provocado pelo surgimento da filosofia existencialista, que lhe roubou toda a certeza em relação as verdades absolutas, tirando-lhe toda a ESPERANÇA de encontrar um sentido lógico para a sua vida.

* Seguindo este raciocínio: Se não há VERDADES ABSOLUTAS (verdades que sempre são verdades e não mudam nunca), então, raciocinaram os teólogos existencialistas, nem as verdades da Bíblia, são absolutas, mas são relativas, logo, também não podem ser a Palavra de Deus.

Resultado deste Desespero: Grande Preconceito Contra DOUTRINA.

- Se não há verdades absolutas, e doutrina é baseada em tais verdades, então pra que se aferrar a doutrinas dogmáticas? Chegam até a chamar de "neurótico" quem ensina e defende com convicção. - Este é o raciocínio do teólogo modernista, liberal e neo-evangélico.

* Vejamos as seguintes citações que comprovam isto:

H.C.THIESSEN - "Até recentemente, a Teologia era considerada como a rainha das ciências e a Teologia Sistemática como a coroa da rainha. Mas hoje em dia a maior parte dos chamados estudos teológicos nega a idéia de que ela seja uma ciência [ciência aqui é igual as verdades absolutas], e ainda mais que possa ser a rainha das ciências... ...É a duvida dos dias de hoje quanto a podermos chegar a qualquer conclusão neste campo, que possa ser considerada como certa e final. Influenciada pela filosofia corrente de pragmatismo, o teólogo moderno começa com o dictum de que em teologia, como em todos outros campos da pesquisa, a crença nunca deve ir além do mero estabelecimento de uma premissa básica; nunca deve ser enunciada como algo considerado fixo e final.". (Palestras em Teologia Sistemática, Pg. 4)

JAMES ORR - "Todos devem estar cientes de que há nos dias de hoje um grande preconceito contra doutrina - ou, como é muitas vezes chamada - "dogma" - na religião; uma grande desconfiança a e aversão ao pensamento claro e sistemático a respeito das coisas divinas. Os homens preferem, não se pode deixar de notar, viver em uma região de nebulosidade e indefinição com relação a esses assuntos. Querem que seu pensamento seja fluido e indefinido - algo que possa ser muda com os tempos, e com as novas luzes que eles acham estarem constantemente aparecendo para iluminá-los, continuamente adquirindo novas formas e deixando o que é velho para trás". (idém, pg. 4).


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...