Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

13 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.02 - Tese: O Cristianismo e Seus Fundamentos

Fundamentalismo - Teologia 24.02

TESE: O CRISTIANISMO E SEUS FUNDAMENTOS.

q O Cristianismo é uma religião que se alicerça nos pressupostos da Revelação Bíblica, cujos fundamentos não são apenas coerentes com a verdade e a realidade da vida, mas são a própria verdade, desde que são a própria, autoritativa e indestrutível Palavra de Deus. O Cristianismo como um corpo de verdades fundamentais, tem resistido ao teste da COERÊNCIA COM A REALIDADE, ou seja, quando testado na vida prática se mostra coerente e funcional, e esta prova e aprovação tem sido feita através dos séculos com sucesso. Enquanto que todas os outros sistemas filosóficos e religiosos, conquanto mostrem sofisticados e fantásticos sistemas de idéias e princípios, nenhum deles resistem ao impacto com a simples realidade da vida. Não são coerentes, não funcionam, e nem podem funcionar, por que são feitos a a partir da própria elucidação humana, que não é onisciente e muito menos infalível, como o é a Bíblia Sagrada.

O Cristianismo Bíblico difere de tudo o mais , porque é mais que um conceito ou filosofia, de fato, como já disse Francis schaeffer, é a "relação pessoal com o Deus pessoal que existe... relação esta baseada na comunicação escrita e proposicional de Deus para os homens e no trabalho completo de Jesus Cristo na história espaço-temporal". A genuína experiência de conversão a Cristo difere de todas as outras conversões religiosas, porque é infinitamente mais que a compreensão e adoção de um sistema religioso ou ideologia filosófica, e muito mais que uma experiência mística inexplicável, ainda citando Schaeffer, é "uma experiência final, porém pode ser verbalizada e é de tal natureza que pode ser discutida racionalmente" (Francis A. Schaeffer "O Deus que Intervém" pg.27).

O Cristianismo como um sistema de crenças é baseado nos pressupostos do teísmo cristão, ou seja, baseado em conceitos que têm de ser admitidos antes de se começar qualquer discussão. Eis estes pressupostos, são os verdadeiros fundamentos da verdadeira religião, e que distingue o Cristianismo de tudo o mais. A metodologia do Cristianismo é presuposional. Começa com o Deus da Bíblia.

Deus existe, e Ele é como Ele próprio se auto-revelou na natureza, na consciência humana, na história [revelação natural], e na Bíblia [revelação especial escrita e encarnada]; A partir da crença que o Deus da Bíblia existe, segue-se todas as implicações de se crer num Deus Triúno [Pai, Filho e Espírito Santo], Tem Absoluto domínio de todo poder, ciência e presença no Universo, É Pessoal-Infinito-Eterno, Criador-Sustentador-Governador do Universo, Imanente e Transcedente a criação, esta depende dele e Ele não depende de nada e nem de ninguém, Soberano-Absoluto com Liberdade Perfeita, Legislador-Juiz-Redentor, Verdade-Justiça-Santidade-Retidão, Amor-Bondade-Graça-Misericórdia. Possui todas as Perfeições em Grau Infinito. Criou o homem a sua imagem e semelhante para como Ele se comunicar, e para tornar possível sua auto-revelação.

A Verdade existe, porque o Deus que existe é a Verdade e garante que a verdade será sempre verdade, por isto toda verdade que existe é a verdade de Deus e ela se expressa em categorias Absolutas de causa e efeito, de certo e errado, de tese e antítese, encontrando sua expressão mais perfeita, aqui na terra, tão somente na Bíblia. De modo que, se algo é verdadeiro, o seu oposto é falso; se algo é bom o seu oposto é ruim, no dizer do apóstolo João: "...porque mentira alguma jamais procede da verdade." (I Jo.2:21b); Portanto, o teísmo cristão trata com verdades absolutas, e não com um conceito de verdade relativista, que uma coisa pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo dependendo das circunstâncias e dos motivos.

A Bíblia é a Palavra e a Verdade de Deus Revelada e Inspirada verbal e plenariamente por Deus, por isso é infalível, inerrante, única regra de fé e prática. Quando ela fala, Deus é que fala.

A possibilidade de se ter uma TEOLOGIA BÍBLICA FUNDAMENTAL, ou UM CREDO DOGMÁTICO, ou uma TEOLOGIA SISTEMÁTICA BEM DEFINIDA que expresse o que a Bíblia chama de a SÃ DOUTRINA ou OS FUNDAMENTOS CRISTÃOS; Uma teologia fundamental e não existencial mudada conforme o contexto.
A Queda do Homem é uma fato, derivando este conceito da realidade humana e da revelação bíblica, junto com todas as implicação como Total Inabilidade Humana quanto a salvação.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...