Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

15 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.13 - Fase do Fundamentalismo - Década de 1920

Fundamentalismo - Teologia 24.13

1ª Fase do Fundamentalismo. Durante a Década de 1920

* " O termo "FUNDAMENTALISTA", talvez tenha sido usado pela primeira vez em 1920, por Curtis Lee Laws, no jornal batista Watchman-Examiner, mas parecia surgir em todos os lugares no começo da década de 1920, como identificação de alguém que acreditasse nos fundamentos da fé e os defendesse ativamente".

* "A fase inicial envolveu a articulação daquilo que era fundamental ao cristianismo e o início de uma batalha urgente para expulsar das fileiras das igrejas os inimigos do protestantismo ortodoxo. A série de doze volumes chamada THE FUNDAMENTALS ("Os Fundamentos "- 1910-1915)forneceu uma lista ampla dos inimigos - o romanismo, o socialismo, a filosofia moderna, o ateísmo, o eddyismo, o mormonismo, o espiritismo e outros semelhantes, mas acima de tudo, a teologia liberal, que se baseava numa interpretação naturalista das doutrinas da fé, a alta crítica alemã e o darwinismo. ...Os escritores dos artigos provinham de um grupo amplo...As doutrinas que definiam e defendiam abrangiam toda a gama dos ensinos cristãos tradicionais. Apresentavam suas críticas com eqüidade, argumento cuidadosos e devido apreço por muitas coisas que seus oponentes diziam" (idém, pg. 187)

* Várias tentativas foram feitas para determinar quais eram os FUNDAMENTOS INEGOCIÁVEIS DO CRISTIANISMO. "Quase que imediatamente, no entanto a lista de inimigos tornou-se mais estreita, e os fundamentos, menos abrangentes. Os defensores do fundamentos da fé começavam a organizar-se fora das igrejas e dentro das denominações."


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...