Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

21 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.19 - Fase do Fundamentalismo - Fim da Década de 1970 Até 1980

Fundamentalismo - Teologia 24.19

4ª Fase do Fundamentalismo. Fins da Década de 1970 até a Década de 1980.

- Nesta fase os fundamentalista "Destacaram-se nacionalmente (Nos E.U.A), por oferecerem uma resposta àquilo que muitos consideravam uma suprema crise social, econômica, moral e religiosa nos Estados Unidos. Identificavam um novo inimigo , mais disfuso: O HUMANISMO SECULAR que...era o responsável por subverter escolas, universidades, o governo e, acima de tudo, as famílias. Lutaram contra todos os inimigos que considerassem rebentos do humanismo secular - o evolucionismo, o liberalismo político e teológico, a moralidade pessoal frouxa, a perversão sexual, o socialismo, o comunismo e qualquer diminuição da autoridade absoluta e inerrante da Bíblia. Conclamaram os norte-americanos a voltarem aos fundamentos da fé e aos valores morais fundamentais dos Estados Unidos. Na liderança desta fase, encontrava-se uma nova geração de fundamentalistas que usavam a televisão e a palavra impressa, principalmente Jerry Falwell, Tim La Haye, Hal Lindseu ... A base deles era Batista e sulina, mas alcançaram todas as denominações".

- Em 1976 num Congresso Mundial de Fundamentalistas, o termo "fundamentalista "foi assim definido como " "alguém que adere ao seguinte:

1. Manter um fidelidade incondicional à bíblia inerrante, infalível e verbalmente inspirada;
2. Acreditar que o que a Bíblia diz é verdade [e verdade absoluta, que é verdade sempre, em todo lugar];
3. Julgar todas as coisas pelo Bíblia e ser julgado unicamente pela Bíblia;
4. Afirmar as verdades fundamentais da Fé Cristã histórica: a doutrina da trindade; a encarnação, o nascimento virginal, o sacrifício expiatório, a ressurreição física, a ascensão ao céu, e a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo; o Novo nascimento mediante a regeneração do espírito Santo; a ressurreição dos santos para a vida eterna; a ressurreição dos ímpios para o juízo final e morte eterna; a comunhão dos santos, que são o corpo de Cristo.
5. Praticar a Fidelidade à Fé e procurar anunciá-la a toda criatura;
6. Denunciar e se separar de toda negativa eclesiástica dessa Fé, compromisso com o erro, e apostasia da Fé; e
7. Lutar firmemente pelo Fé que foi uma vez concedida.

Portanto, Fundamentalismo é ortodoxia militante que se enche de zelo pela conquista de almas."

John E. Ashbrook - "Fundamentalismo é a crença militante e a proclamação das doutrinas básicas do cristianismo, que levam à separação bíblica daqueles que as rejeitam. Há três chaves para definição: [1] "CRENÇA MILITANTE - As doutrinas básicas são sustentadas com convicção de fé; [2] "PROCLAMAÇÃO Não somente crê-se nestas doutrinas, mas são ensinadas e pregadas aos perdidos; [3] "SEPARAÇÃO - Não se pode denominar alguém um fundamentalista até que este pratique a separação onde necessário" ( "Axiomas da Separação" Pg. 14).


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...