Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

2 de novembro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.32 - Uma Análise Entre Neo-Evangélicos e os Apóstatas

Fundamentalismo - Teologia 24.32

UMA ANÁLISE DO DIÁLOGO TEOLÓGICO ATUAL ENTRE OS NEO-EVANGÉLICOS E OS APÓSTATAS

CAIO FÁBIO DE ARAUJO FILHO [Ministro Presbiteriano desde 1978, pensador, escritor, metido a teólogo, que tem usado largamente das teologias liberais, neo-ortodoxas e neo-evangélicas, cuja verborragia elegante com falso ar de modernidade, já produziu mais de 55 títulos publicados. Presidente da VINDE - Visão Nacional de Evangelização (órgão de caracter ecumênico e ecumenizante, que iria levá-lo a realizar seu grande sonho, uma super entidade ecumênica a nível nacional, através de congressos ecumênicos para pastores e líderes, e pelo curso VINDE-SAT por satélite, onde fez a cabeça de um grande número de pastores e líderes descomprometidos com o fundamentalismo, e que esperavam apenas o surgimento de um líder carismáticos que os guiasse. Caio Fábio era esse homem). Presidente da AEvB - Associação Evangélica Brasileira (a super-organização nacional sonhada por Caio Fabio e outros pastores neo-liberais e neo-evangélicos). Ainda é membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana, 1º Vice-Presidente da Missão Portas Abertas, membro dão CONSEA - Conferência Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República e membro do Comitê de Lausane. Com exceção do CONSEA, todos os outros órgãos são ecumênicos e ecumenizantes. Em um panfleto que divulga um de seus livros , seu ministério é chamado de "holístico" (do grego "holos", que significa inteiro ou unificado. Termo muito usado pelo Movimento Nova Era, embora não estamos querendo dizer que ele tenha algo com este movimento, mas que ao aplicar a seu ministério este termo, percebe-se a presunção ecumênica dele e de seus seguidores.)

Caio Fabio tem sido não só o líder do movimento ecumênico no Brasil, mas também, tem sido um dos maiores promotores do carismátismo-pentescostal entre os evangélicos. Pois, a experiência pentecostal carismática é maio força ecumenizante que existe. Um exemplo disso ocorreu no Congresso para líderes de todo Norte e Nordeste do Brasil presidido por Caio Fábio em setembro de 1994 em Fortaleza que reuniu 1.400 participantes com líderes das mais diversas denominações evangélicas. Numa entrevista ao jornal "O POVO" de 30/09/94, um dos participantes do congresso disse ao jornal: "Entre as questões debatidas no encontro estão a missão global e o aprofundamento teológico dentro de um maior desenvolvimento carismático. Segundo ele, os participantes chegaram a traçar rumos de ação para os próximos anos em relação ao trabalho evangelizador... além de uma maior aceitação dos dons espirituais". *Caio Fabio no 16º desafio aos "Novos Ministros para uma Nova Realidade" em livro seu com este título desafia cada ministro a: "16. Desenvolver um carismatismo ministerial... uma visão carismática... [e acrescenta] ...Então, não tem esse negócio de língua acabou ontem, e que agoira não se fala mais. ...É preciso desenvolver todo esse lado dos carismas, da graça, dos dons; estarmos abertos a isto, praticarmos isso."(Pg. 65).

* O diálogo teológico atual envolve inclusive católicos romanos e teólogos declaradamente apostatatas. Um exemplo disse é o Pr. Caio Fábio em seu livro "Novos Ministros para uma Nova Realidade", onde ele se enche de admiração por Dietrich Bohoeffer [1906-1945 - O teólogo alemão do "Cristianismo sem Religião" ou da interpretação não religiosa do Cristianismo, que serviu de base, para os téologos que criaram a "Teologia da Morte de Deus", propondo a completa retirada do nome e da pessoa de Deus e da religião. Caio Fabio usa um homem deste como modelo para os novos ministros brasileiros. Ouçamos o que ele diz:

"...tenho uma profunda admiração por Dietrich Bonhoeffer... Ele vê tudo ao longe, percebe que a maneira mais própria de comunicar Cristo nos seus dias era a forma irreligiosa; era transformar a linguagem religiosa em códigos de assimilação seculares, para o homem do seu tempo o percebesse. Mas ele faz isso tudo sem perder o vínculo profundo com a comunidade" (Pg. 38).
- Absorvendo esta cosmovisão secularizante de Bonhoeffer, Caio Fabio propõe um rebaixamento da Teologia claramente e exclusivamente fundamentadas nas Escrituras Sagradas por uma cosmovisão, ou maneira de ver a vida fundamentadas nas ciências seculares. Vejamos o 17º desafio que ele lança "Aos Novos Ministros Para uma Nova Realidade": "Discernir que, num tempo como este nosso, o que menos interessa á Teologia é ela mesma. ... É importante olhar a vida em perspectivas antropológicas, sociológicas, psicológicas; é importante olhar a vida em óticas políticas; é fundamental ver a vida por óticas distintas. E a Teologia serve apenas para amarrar as pontas" (Pg.68).

*Na citação acima ocorre uma destrutiva contextualização do evangelho, pois Caio Fabio propõe olhar a vida, partindo não da teologia bíblica, mas do contexto cultural. Há uma terrível inversão metodológica, em vez de transformar a cultura humana partindo da teologia Bíblica, faz exatamente o contrário, quer transformar a teologia bíblica partindo do contexto cultural-filosofico-cientifico e religioso do momento. Vemos aqui uma mal disfarçada rejeição a Verdade claramente derivada da Bíblia, a sã doutrina ou Palavra de Deus. É o cumprimento de 2 Tm. 4:1-2. Propõe trocar a ótica TEOLÓGICA pela ANTROPOLÓGICA (A partir do homem e ciências que centralizam o homem: SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, POLÍTICA, etc..). Para os ouvintes atentos, dá para perceber que os sermões de Caio Fabio, embora aparentemente se baseiem num texto bíblico, estão recheados de filosofias e ciências humanistas. Ele, ainda tem a ousadia de propor, o uso da Teologia, apenas para amarrar as pontas do "saco de gatos" humanístico proposto por ele.
Sua sanha demolidora chega ao ponto de propor no final do 17º desafio o seguinte: " ...um dos desafios ao ministério é "desministeriar" o ministério convencional.". Além de gostar de criar termos estapafúrdios e sem muito sentido como "desministeriar", que não dá para saber exatamente o que é, mesmo depois de sua explicação, sobra apenas, o desafio de secularizar o ministério (como?), fugir da linguagem teológica tradicional (como fazer isto, sem adulterá-la?). E neste ponto podemos perguntar, o que sobra de todo este linguajar pomposo e confuso? Apenas a descaracterização do cristianismo autêntico, por outro secularizado por um lado e mistificado pelo outro, dando largos passos em direção a uma "teologia natural", que nada mais é que uma anti-teologia, semelhante aquela dos teólogos que declararam a morte de Deus, levando aos resultados lógicos a propostas de Dietrich Bonhoeffer [o teólogo tão admirado e seguido por Caio Fabio].

Outra possibilidade, aparentemente contrária a anterior, que seria o resultado ou somatória do misticismo carismático-pentecostal , do ecumenismo e da contextualização cultural de Caio Fabio, seria o siscretismo religioso das varias vertentes místicas brasileiras, criando um tipo de evangélico, que já podemos ver hoje, pouco interessado nas verdades objetivas e doutrinárias do evangelho, porém insanamente buscando poderes e experiências místicas.
* Quanto ao diálogo com os católicos romanos em seu ecumenismo indisfarçável ele diz: " Nós precisamos recuperar a idéia do ecumenismo. Ecumenismo é quase sempre associado a prostituição doutrinária... Nós somos filhos da reforma, herdamos aquela obcecação pela idéia da verdade: a igreja Católica era mentira e nós recuperamos a verdade. Então nós somos verdadeiros! Somos seres da verdade! E isso em si só implica numa mentira, pois ninguém é dono da verdade. ... a nossa obcecação pela verdade é uma coisa tão neurótica que sempre que achamos que alguém quebrou um desses nossos sistemas de verdade, nós quebramos com a pessoa!..." - O interessante é que Caio Fabio, como veremos mais tarde, também quebra com quem discorda dele. O tratamente que ele dá aos fundamentalista é desrespeitoso e ultrajante [Chama-os, embora sutilmente use o pronome "nós", como vimos acima de "obcecados", "neuróticos", fariseus", etc... ].


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...