Fundamentalismo - Teologia 24.37
SECTARISMO x COMUNHÃO x SEPARAÇÃO x
INTERDENOMINACIONALISMO x ECUMENISMO
Vejamos os graus de interrelacionamento
entre igrejas numa escala até chegar ao Ecumenismo:
1. SECTARISMO PRESUNÇOSO ;
Cooperação e comunhão tanto no nível fraternal e eclesiástico somente com os da
mesma igreja ou denominação. Esta posição é perigosa, torna os partidários
deste ponto de vista, semelhantes a uma seita. Como se em toda a face da terra
somente eles tivessem a verdade. Mesmo que mantenham os fundamentos da fé,
pecam por presunção.
2. COMUNHÃO COM OS FIÉIS ;
Cooperação e comunhão em primeiro lugar com os da mesma fé e ordem, ou seja, os
membros da própria denominação que são fiéis [fundamentalistas], e em segundo
lugar a nível fraternal e no nível eclesiástico com aquelas denominações
genuinamente cristãs e com os princípios fundamentais de fé e prática
semelhantes, neste segundo caso, opera a lei da possibilidade e da
conveniência. Os níveis de Comunhão possíveis para um fundamentalista:
[1º nível] Comunhão Fraternal (Companheirismo com os
fiéis - Sl. 119:63; Pv. 2:20; 13:20; II Jo 4-6);
Comunhão
Eclesiástica ( Cooperação em trabalhos conjutos com os fiéis da
mesma denominação - O apóstolo Paulo gostava de trabalhar em equipe, de onde
vemos o valor dos crentes fiéis trabalharem conjutamente. Veja agoira o grande
numero de cooperadores no ministério de Paulo que o fizeram mexer com todos o
mundo conhecido da época: Col. 1:1; T.1:4; Fil.1:1; At. 15:25-27; 16:25; Fp.
2:25; 4:18; II Tm. 4:9-22; At. 19:10,26
[2º nível] Comunhão Fraternal (sem restrições). , com
os membros fiéis de denominações realmente . fundamentalistas;
Comunhão
Eclesiástica (na medida do possível e da conveniêcia)com os membros
fiéis de denominações realmente fundamentalistas;
[3º nível] Comunhão fraternal (somente e com
restrições) com aqueles que mantém os pontos básicos do fundamentalismo, mas têm
pontos doutrinários questionáveis e método de trabalho muito divergente. Fica
descartada a Comunhão
Eclesiástica (esforço cooperativo em trabalho conjunto, por exemplo
cultos, congressos, etc...) por ser inviável e contraproducente. É Neste ponto
que entra o INTER- DENOMINACIONALISMO (que junta em congressos:
carismáticos-pentecostais, denominações que ainda se dizem fundamentalista, mas
que mantém um diálogo teológico e até cooperativo como os liberais). A
tendência histórica do INTER-DENOMINACIONALISMO é ir se tornando cada vez
abragente, de modo que se torna um modo sutil de ECUMENISMO DISFARÇADO. É aqui
neste nível que deve começar a SEPARAÇÃO ECLESIÁSTICA, como dizem alguns
fundamentalistas: "Separando-se dos irmãos que se dizem fundamentalistas
mas não se separam dos apóstatas."
[4º] Separação
no nível fraternal [não que vá se tornar inimigo ou intrigado do
não fundametalista, mas no sentido bíblico que é impossível andarem dois juntos
se não estiverem de acordo (Amós 3:3), somos exortados a nos desviar-nos não
apenas do ensino, mais da própria pessoa, pois, sua conversação é perigosa, é
como o diálogo de Eva com a serpente (Rm.16:17,18; I Co. 15:33; II Ts. 3:14);
Separação no
nível Eclesiástico, ou seja, não é possível trabalho
conjunto, nem o chamado "Diálogo Téologico" com os apóstatas, visando
em seus congressos ou os nossos aprender algo deles ou ensinar-lhes algo. O
labor teólogo com os apóstatas, é um "jugo desigual", é uma parceria
com as trevas que de maneira nenhuma tem apoio bíblico (II Cor.6:14-18; 17:1;
II Jo.10,11; Ef.5:11).
, ou seja, não é INVIÁVEL, O CHAMADO
‘DIÁLOGO TEOLÓGICO" COM OS APÓSTATAS]
*** A base teológica da UNIÃO CRISTÃ
entre crentes fieis está no NT:
. [1] Comunhão com os que não são do
mundo e são santificados na verdade da Palavra de Deus, portanto isto exclue
apóstatas e descrentes (Jo 17:16-21);
. [2] É ordenado que sejam
"um"(Jo.17:21), que se esforcem "por preservar a unidade no
vinculo da paz " (Ef.4:3-5), porém, dentro do contexto de "uma só
fé". A divergência doutrinária nunca deve ser descartada em favor de uma
união espúria. Isto faz impossível a união com descrentes e apostatas no Corpo
de Cristo a sua Santa Igreja.
*** A base teológica da SEPARAÇÃO
BÍBLICA DOS INFIÉIS está, também, no NT:
* Cito resumidamente aqui os 13 AXIOMAS
DA SEPARAÇÃO enumerados por Jonh E. Ashbrook:
[1] AS ESCRITURAS PROÍBEM A COMUNHÃO COM
A INCREDULIDADE (2 JO.1, 7-11);
[2] AS ESCRITURAS ORDENAM A REPROVAÇÃO
DA APOSTASIA (Ef. 5:11);
[3] AS ESCRITURAS NOS ENSINAM A PREGAR A
INCREDULIDADE, SE PUDERMOS . . (1 CO 5:1-1, 6-7)
[4] AS ESCRITURAS ENSINAM QUE CRENTES E
INCRÉDULOS NÃO PODEM COLOCAR-SE EM JUGO DESIGUAL NA DILIGÊNCIA ESPIRITUAL. ( 2 CO.
6:14-18);
[5] AS ESCRITURAS ENSINAM-NOS A NOS
SEPARARMOS DOS IRMÃOS DESOBEDIENTES. Trata daqueles que embora digam manter-se
firmes nos fundamentos da fé, mantém comunhão, diálogo teológico e/ou
cooperação com os apóstatas.
[6] O TRABALHO DE DEUS FEITO Á MANEIRA
DE DEUS PRODUZ APENAS BONS RESULTADOS, O TRABALHO DE DEUS FEITO À MANEIRA DO
HOMEM PRODUZ BONS E MAUS RESULTADOS. - Aqui trata das duvidosas conversões das
cruzadas evangelísticas ecumênicas encabeçadas por Billy Graham e outros como
ele. Conversões conseguidas igualmente por meios duvidosos. Em Números 20,
Moisés mesmo após ter desobedecido a Deus e ter batido na rocha, teve o bom
resultado de ver a água sair da rocha, todavia isto lhe custou a proibição de
entrar em Canaã.
Portanto , resultados não provam que o método utilizado esteja
correto.
[7] NÃO ASSOCIE SUA IGREJA A QUALQUER
IGREJA, MISSÃO, MOVIMENTO OU ESFORÇO EVANGELÍSTICO QUE NÃO CREIA INTEGRALMENTE
NA PALAVRA DE DEUS. (II Cron. 19:2; Esd. 4:1-4)
[8] NÃO ASSOCIE SUA IGREJA A QUALQUER
IGREJA, MISSÃO, MOVIMENTO OU ESFORÇO EVANGELÍSTICO QUE NÃO PRATIQUE A SEPARAÇÃO
BÍBLICA.
[9] NÃO SE PODE MANTER UMA POSIÇÃO SEM
PELEJAR POR ELA.
[10] NA DÚVIDA, NÃO SE ASSOCIE.
[11] SEPARAÇÃO NÃO É RESPONDER A TODO
DESACORDO ENTRE IRMÃOS.
[12] O ESPÍRITO DE DEUS NUNCA CONDUZIU
UM CRISTÃO A ALGO CONTRÁRIO A UMA SÓ PALAVRA DA PALAVRA DE DEUS.
[13] EM QUALQUER ÉPOCA DA HISTÓRIA DA
IGREJA DEUS TEM SIDO MAIS SEVERO COM AQUELES A QUEM ESTÁ USANDO NO MOMENTO.
CONCLUSÃO: CONCEITO BÍBLICO DE APOSTASIA
DEFINIÇÃO: [por L.G. WHIT LOCK HR e
SCOFIELD] 1. "REPÚDIO e ABANDONO DELIBERADO DA que FÉ que a pessoa
professou (Hb. 3:12);
2. "DESERÇÃO", é um ato de
cristãos professos que deliberadamente rejeitam a verdade revelada, . como: [1]
a Divindade de Cristo, e [2] a redenção mediante o Seu sacrifício expiador e
remidor (I . Jo.4:1-3; Fp;3:18; 2 Pe 2:1).
DIFERENÇA ENTRE APOSTASIA, ERRO E
HERESIA.
* Segundo SCOFIELD, J.D.SPICELAND e L.G.
WHITLOCK JR.: [com enxertos do autor].
1. APOSTASIA é deliberada e consciente,
o ERRO quanto a VERDADE
pode ser resultado de . IGNORÂNCIA (At 19:1-6), ou HERESIA (em algum ponto verdade), devido a
uma armadilha de . Satanás (2 Tm 2:25-26).
2. J.D.SPICELAND assim define HERESIA:
"A palavra grega "hairesis"
significa: "... [2] Uma opinião
escolhida , sendo que a única ocorrÊncia no NT é 2 Pe 2:1, onde
"opiniões destruidoras" são causadas por ensinos falsos [dai
"heresias" na ARA]; [3] Uma seita
ou partido (que sustenta certas opniões)... em 2 Pedro, veio a
predominar no uso cristão. A
heresia é uma negação deliberada da verdade revelada, juntamente com a
aceitação do erro .
3. Sendo que o ERRO QUANTO A VERDADE e a
HERESIA, podem existir junto com a VERDADEIRA FÉ, e também podem conduzir a uma
COMPLETA APOSTASIA.
É interessante neste ponto citarmos o
Dr. SCOFIELD: " O apóstata está perfeitamente descrito em 2 Tm 4:3-4. Os apóstatas afastam-se da fé, mas
não da profissão externa do Cristianismo (2 Tm 3:5).
[Continuam dizendo-se
"cristãos" e usando palavras da Teologia Cristã, porém dão outro
significado a estas palavras, de modo que, quando falam em "Deus",mas
não é o Deus Bíblico, ou em Bíblia, porém não a tratam como Palavra de Deus, e
assim destroem o fundamentos, e continuam dizendo que são "cristãos".
Este engano é uma grande arma de Satanás para enganar os desavisados e
inguênuos. O falso profeta, na qualidade de lobo que é, nunca se apresenta como
tal, mas como ovelha como em Mateus 7:15-23, 2 Coríntios 11:3,4, e Apocalipse
13:11].
5. Os Mestres apóstatas são descritos em
2 Tm. 4:3; 2 Pe.2:1-19; Jd.4,8,11-13, 16.
[Vivemos numa época muito fácil de ser
enganada por intelectualismo e erudição filosófica e teológica. Os homens que
mais prejuízo têm causado à Igreja de Cristo na terra, têm sido homens
brilhantes, quais Lúcifer foi, homens com os mais elevados graus acadêmicos,
homens cujo conhecimento lhes encheu de vaidade e orgulho ao ponto de acharem
que podem por si mesmo julgar a Deus, a Bíblia e a Sua Igreja. Estes brilhantes
falsos mestres e doutores em teologia, são os mais procurados para serem os
pastores das grandes igrejas, professores dos grandes seminários e líderes
denominacionais e do movimento ecumênico, por que na sua sanha por
auto-realização e grandeza pessoal, não se satisfazem só em serem grandes em
sua denominação, querem dominar sobre toda a cristandade, e se possível sobre
todo o mundo religioso]. Ressalva: não estamos dizendo que todos os mestres e
doutores em Teologia sejam apóstatas, pois ainda existem alguns mestres e
doutores que usam seus conhecimento debaixo do Senhorio de Cristo e para
defender a sã doutrina, oremos para que o seu número aumente.
7. Sabemos que o avanço da APOSTASIA não
pode ser contido por muito tempo. Cristo disse: "Quando vier o Filho do
Homem, achará porventura fé na terra?" [Lc.18:8]. Citamos a seguir algumas
sugestões bíblicas enumerada pelo Dr. SCOFIELD ao comentar 1 Tímóteo (base:
1:12).
"Os
recursos do cristão num dia de declínio e apostasia generalizados
são: [1] a Fé (1 Tm1:5); [2] o Espírito (1 Tm 1:1-6); [3] a Palavra (1 Tm.
1:13; 3:1-17; 4:3-4); [4] a Graça de Cristo (1 Tm.2:1); [5] Separação dos vasos
sem honra (1 Tm 2:4, 20-21; [6] a Recompensa certa do Senhor (1 Tm.4:7-8); [7]
a Fidelidade e o Poder do Senhor (1 Tm. 2:13,19).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.