Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

22 de novembro de 2016

Geografia Bíblica - Teologia 25.29 - As relaçoes entre a Assíria e Israel

 Geografia Bíblica - Teologia 25.29


III - AS RELAÇÕES ENTRE A ASSÍRIA E ISRAEL

Visando atingir a hegemonia absoluta do Médio Oriente, a Assíria desencadeou várias crises com seus vizi­nhos ocidentais: sírios, fenícios e hebreus. Esses povos se­paravam Assur de seu terrível e ambicioso rival - o Egito.
Enquanto Nínive não se impõe no Ocidente, Davi soli­difica seus domínios, alargados e engrandecidos por Salo­mão.
Os filhos de Abraão estavam protegidos do imperialis­mo assírio por seus vizinhos setentrionais, cujos territórios formavam uma área defensável às suas possessões. Com a queda da Síria e da Fenícia, porém, os reinos de Israel e Judá tornaram-se mais vulneráveis, não bastassem o sec­tarismo e a rivalidade entre ambos.



Em 723 a.C. a Assíria destrói Israel e deporta as dez tribos que o compunham. Desaparece o Reino do Norte, fundado por Jeroboão, depois de uma atribulada existên­cia de dois séculos.


Roteiro da deportação das 12 tribos á Assíria

Deportar para outras terras os povos subjugados e ar­refecer-lhes o ardor nacionalista. Esta era a política assí­ria; visava do extermínio moral das nações conquistadas. Povo cruel, os assírios esfolavam vivos seus prisioneiros: cortavam-lhes as mãos, os pés, o nariz e as orelhas; vaza­vam-lhes os olhos; arrancavam-lhes as línguas. Funéreos artistas, faziam montes de crânios humanos.
As hordas assírias tentaram apoderar-se, também, de Judá. Foram os assírios obrigados a se concentrarem nos levantes da ('aldeia, onde exalariam seu último suspiro como império.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA



Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...