Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

23 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.125 - Rios da Terra Santa

 Geografia Bíblica - Teologia 25.125


II - RIOS DA TERRA SANTA

Quando da descoberta do Brasil, escreveu Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal: "As águas são muitas." Em Israel, no entanto, conforme já dissemos, os recursos hídri­cos são sobremaneira escassos.
Dos rios existentes na Terra Santa, só o Jordão mere­ce, de fato, esse nome. Os outros, no Brasil, por exemplo, seriam chamados de arroios e riachos. Vejamos, pois, como são os rios israelitas. Em primeiro lugar, estudaremos os que compõem a bacia do Mediterrâneo. Depois, os que for­mam a bacia do Jordão.
O que é um rio?
Fomos obrigados a recorrer, uma vez mais, ao mestre Aurélio. Eis a sua definição: "Curso de água natural, de extensão mais ou menos considerável, que se desloca de um nível mais alto para outro mais baixo, aumentando progressivamente o seu volume até desaguar no mar, num lago, ou noutro rio, e cujas características dependem do re­levo, do regime de águas, etc."
O hebraico possui um número considerável de vocá­bulos que são constantemente usados. "Nahal" significa, segundo o Novo Dicionário da Bíblia, um wadi ou vale do­tado de uma corrente de água; no verão, transforma-se num leito seco ou ravina, ainda que no inverno seja uma correnteza copiosa. Acrescenta o mesmo dicionário: "O se­gundo termo, 'nãhãr', é a palavra regular com o sentido de 'rio' na língua hebraica."

Mapa dos afluentes do Jordão, Mediterrâneo e Mar Morto

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA