Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

14 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.88 - Vale de Si-dim

 Geografia Bíblica - Teologia 25.88


VII - VALE DE SIDIM

No vale de Sidim, localizado na extremidade meridio­nal do mar Morto, ficavam as impenitentes cidades de Sodoma e Gomorra. Nesse lugar, a coligação de Quedorlao-mer defrontou-se com os exércitos dos cinco reis. A inter­venção de Abraão, nesse combate, foi decisiva. O piedoso patriarca mostrou que, além de homem de fé, era, tam­bém, um intrépido guerreiro.
Nessa região, havia muitos poços de betume, segundo informa-nos Moisés no livro de Gênesis 14.3-8. Recente­mente, a arqueologia, com o auxílio de outras ciências, en­controu, no vale de Sidim, vestígios de antiqüíssimas cida­des. De acordo com as pesquisas científicas, esses povoa­dos foram destruídos por uma grande explosão. Uma vez mais, a veracidade das Escrituras Sagradas é corroborada pela ciência.
Hodiernamente, o Vale de Sidim é aridificado, sem vi­da. Nos dias de Ló, contudo, parecia o próprio Éden. Merril F. Unger compendia estes interessantes dados acerca dessa singular região da Terra Santa: "Em algum tempo, por volta da metade do século XXI a.C., o vale de Sidim com suas cidades foi subvertido por uma grande conflagra­ção (Gênesis 19.23-28). Essa região é mencionada como 'cheia de poços de betume' (Gênesis 14.10), e depósitos de petróleo podem ainda ser encontrados nela. Toda a região está na longa linha quebrada que formava o vale do Jor­dão, o mar Morto e o Arabá. Através da história, ela tem sido palco de terremotos, e embora a narrativa bíblica re­gistre apenas os elementos miraculosos, a atividade geoló­gica foi, sem dúvida, um fator partícipe. O sal e o enxofre nativos nessa área, que é agora uma região queimada de óleo e asfalto, foram misturados por um terremoto, resul­tando em violenta explosão, ü sal e o enxofre ascenderam aos céus, tornando-o rubro com o seu calor, de forma que, literalmente, choveu fogo e enxofre sobre toda a planície (Gênesis 19.24,28). A narrativa da mulher de Ló ter sido transformada em uma estátua de sal pode certamente ser relacionada com a grande massa de sal existente no vale Jebel Usdum ('Montanha de Sodoma'), monte de uns oito quilômetros de comprimento, que se estende de norte a sul, na extremidade sudoeste do mar Morto. Em algum lu­gar sob as águas do lago cujo nível sobe lentamente, ao sul. nas vizinhanças desse monte, poderão ser encontradas as Cidades da planície. Nas épocas clássicas e neo-testamentárias, as suas ruínas ainda eram visíveis não tendo sido cobertas pelas águas."
O vale de Sidim, portanto, é uma séria advertência à raça humana: de Deus não se escarnece, porque tudo o que o homem semear isso também ceifará.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA