Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

5 de maio de 2017

História Da Igreja - Teologia 30.27 - Ano 321 - O Estabelecimento Definitivo da “Igreja” - O Apoio do Imperador Constantino

História Da Igreja - Teologia 30.27
 
Ano 321 – O Estabelecimento Definitivo da “Igreja” – O Apoio do Imperador Constantino.

Começando com o Concílio de Nicéia, o grande Concílio que foi convocado pelo imperador romano Constantino, então se iniciava assim, um programa sistemático e progressivo para perpetuar a tradição, rejeitando toda e qualquer oposição à “doutrina” estabelecida pela igreja de Roma.

Reconstruir a história sem a ótica do pensamento de Roma, restaurar os fatos e os colocar na sua real posição, não deixar a tradição influenciar a pesquisa,
não é tarefa fácil, pois a força das tradições não permite ao leitor enxergar os fatos reais, a força das tradições faz com que a verdade seja ofuscada, distorcida e se incline para o que já foi estabelecido durante mais de dois milênios.
A maioria, diante das interrogações da história, prefere uma atitude conformista, de fatal acomodação. Muitos desprezam qualquer pesquisa histórica que venha a colocar em risco suas crenças. Muitos chegam a afirmar que o passado histórico não tem importância alguma; mas, podemos Ter certeza absoluta de
que esses fatos são relevantes e muito importantes ainda em nossos dias, pois, foram esses fatos do passado que determinaram o surgimento de um sistema religioso mundial que teve influência durante muitos e muitos anos, e ainda exerce poderosa influência na mente de muitos. É possível, depois de acurada, meticulosa e exaustiva pesquisa encontrar a linha correta em que os acontecimentos se desenvolveram. Bíblia e história são as bases de nossas pesquisas.

Partimos do pressuposto de que Jesus Cristo deixou a verdade aos cuidados de alguns homens confiáveis, os apóstolos, e que estes zelariam por manter essa verdade na sua pureza original. Se esse pressuposto não for correto, então não há nada a pesquisar e deveríamos nos acomodar com o que nos foi dado como verdade. Acomodação histórica não é uma atitude correta. Devemos, portanto, investigar para saber se o que nos foi legado como herança de fé é verdadeiro e corresponde exatamente com o que os apóstolos, depositários dessa verdade, conservaram como original. Devemos, e isso se nos impõe como
que uma obrigação, conhecer os acontecimentos emergentes, iniciais e formativos dos primeiros séculos da Igreja de Cristo.

A época de maior conflito foi o ano de 312 d.C. Muitos acreditam geralmente que foi nesse ano que o imperador Constantino se converteu ao cristianismo.

“Como ocorreu essa conversão? Em 306, Constantino sucedeu a seu pai e, por fim, junto com Licínio, tornou‐se co‐regente do Império Romano. Ele foi influenciado pela devoção de sua mãe ao cristianismo e pela própria crença na proteção divina. Antes de ir para uma batalha perto de Roma, na ponte Milvius, em 312, ele afirmou que lhe fora dito num sonho que pintasse o monograma cristão – as letras khi e rho – as primeira letras do nome ‘Cristo’ em grego – nos escudos de seus soldados. Com esse talismã ... as forças de Constantino derrotaram seu inimigo Maxêncio. Pouco depois de vencer a batalha, Constantino afirmou que se tornara crente, embora não fosse batizado senão pouco antes de sua morte, uns 24 anos mais tarde. Ele passou a obter o apoio de professos cristãos em seu império pela adoção das letras Khi‐Rho como seu emblema ... O Khi‐Rho já tinha, contudo, sido usado como ligadura (junção de letras) em contextos pagãos”. O Crisol do Cristianismo, Editado por Toybee, pág. 154.

A partir dessa pretensa conversão, o imperador Constantino começou a exercer poderosa influência nos assuntos relacionados com a igreja.

“a  partir  daquele  ano  312,  Constantino  atua  como  um  governante  adito  à  igreja,  a  qual  ele  honra,  protege  e  favorece  com  todas  as  suas  forças”
Enciclopédia Labor, Vol. 5 – Artigo: O Cristianismo Triunfante.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.



Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...