História Da Igreja - Teologia
30.77
Resumo
1.
Deus comanda tanto por modelos (tradição) quanto pela percepção
(ensinamentos).
2.
Os padrões do Novo Testamento são para uso da igreja em todas as épocas
e lugares.
3.
A tradição apostólica é igual em autoridade aos ensinamentos
apostólicos.
4.
O essencial (o mínimo irredutível) de uma igreja do Novo Testamento é:
compromisso com a tradição apostólica, ter cultos interativos, governo da
igreja por consenso (orientação pelos anciãos, não comando por eles),
localização das igrejas em domicílios e igrejas de dimensões condizentes com essa última característica.
5.
Sem Jesus Cristo como centro de tudo, os padrões se tornam legalismo e
morte, uma forma vazia, uma casca oca. Precisamos da adequada garrafa
para o vinho, porém mais importante é
o vinho. Ambos têm sua importância. Apenas um sem o outro seria problemático.
6.
Seguir padrões do
Novo Testamento não
significa apenas tentar
recriar cegamente a
cultura de Roma
antiga (como vestir
togas, escrever em pergaminhos, iluminar com lamparinas,
etc.) O assunto aqui é práticas das igrejas. Devem existir razões óbvias por
trás das práticas seguidas.
7.
Seguir padrões do Novo Testamento não significa também que cada igreja
deve ser exatamente igual às outras, como que feitas numa forma.
Certamente deve haver similaridades
no básico (veja sumário anterior), mas existe também liberdade dentro das
fronteiras do modelo.
8.
Igrejas domiciliares bíblicas não são orientadas por programas nem
edificadas por planejamento, como muitas igrejas modernas o são. Por isso,
muitos equivocadamente concluem que somos contrários à organização. Fé em nosso Senhor e na Sua
Palavra necessariamente resultam em uma igreja domiciliar bíblica que segue o
padrão completo de Deus. Nós não somos institucionais, mas somos organizados.
Seguir as tradições legadas pelos apóstolos quer dizer que as igrejas
domiciliares devem ter líderes definidos, cultos regulares e ordeiros,
disciplina ativa.
Muitas igrejas hoje estão firmemente
ancoradas em tradições desenvolvidas após o encerramento da era apostólica
(freqüentemente essas tradições datam
do século XIX). Ainda que vejam com
simpatia as tradições apostólicas, a preferência é dada às tradições
desenvolvidas mais recentemente. Nesses casos,
(Mateus 15)? Judas
3 declara que a fé “uma vez por todas foi entregue aos santos”. Que autorização
alguém teria para mexer com ela?
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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