Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

2 de julho de 2017

História Da Igreja - Teologia 30.101 - CÂNON XIII ‐ Com Relação aos Agonizantes

História Da Igreja - Teologia 30.101
 
CÂNON XIII 

‐ Com relação aos agonizantes, a antiga lei canônica ainda é mantida, a saber: se alguém estava na hora da morte não poderá ser privado do último e do extremamente indispensável Viático. Mas, se alguém se recupera, tendo recebido a comunhão quando estava desenganado, deverá ser‐lhe concedido permanecer em comunhão apenas nas preces. Mas, em geral, no caso em que alguém se ache moribundo e, seja como for, peça para receber a Eucaristia, fica a critério do bispo concedê‐la.
          Nota sobre o Cânon XIII: Segundo comenta Van Espen, não se pode negar que a primitiva Igreja usou o nome de "Viático" não somente para denominar a Eucaristia que era dada aos agonizantes, mas também para denominar a reconciliação e imposição da penitência, e, em geral, tudo o que
pudesse conduzir alguém a uma boa morte. Isso é demonstrado por Aubespine (lib.1, obs.cap.II).
Embora tivesse tal significado, o sentido mais comum da palavra se referia simplesmente à Eucaristia, pois que, não se pode negar, os fiéis dos primeiros tempos  da  Igreja  olhavam  a  Eucaristia  como  um  complemento  da  perfeição  cristã,  e  como  o  último  selo  da  esperança  e  da  salvação.  Foi  por  razões precipitadas que depois do batismo e da confirmação, a Eucaristia foi dada até mesmo aos meninos em início de vida.
No final da vida, a Eucaristia acompanhava a reconciliação e a extrema‐unção, de forma que apropriada e literalmente era denominada "o último Viático".
Ainda mais, era considerada especialmente necessária aos penitentes porque por ela podiam voltar à paz da Igreja, pois que a paz perfeita era concedida por
essa perfeita comunhão com a Eucaristia. Citam‐se, a respeito, várias instâncias e várias versões antigas deste cânon.
Balsamon e Zonaras também entendem o cânon assim como citado, e assim está evidente nos comentaristas, como o egípcio José, que em sua Paráfrase Arábe deu ao cânon este título: "Com relação aos excomungados e aqueles que tenham cometido algum pecado mortal, mas desejam que lhes seja dada a Eucaristia."

Se alguns dos catecúmenos caíram em apostasia, deverão ser somente "ouvintes" por três anos; depois poderão orar com os catecúmenos.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.



Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...