História Da Igreja - Teologia
30.102
CÂNON XIV
‐ O santo e grande Sínodo
decreta com relação aos catecúmenos que apostataram que, após terem passado
três anos como "ouvintes", poderão rezar com os catecúmenos.
Nota
sobre o Cânon XIV: Damos a seguir um resumo de comentários diversos sobre o
cânon XIV.
Formalmente, havia três classes de
fiéis na igreja : "os catecúmenos" (que se preparavam para o
batismo); "os fiéis" (que estavam em comunhão total e podiam receber
a Eucaristia); e "os penitentes" (que estavam em algum estágio da
Disciplina Penitenciária).
Por este cânon, vemos que havia duas
espécies de catecúmenos:
5.
Os que ouviam a palavra de Deus, desejando tornar‐se cristãos, mas não
queriam ainda receber o batismo ("os ouvintes").
6.
Os que há longo tempo vinham sendo instruídos apropriadamente e
desejavam receber o batismo ("os competentes").
Os comentaristas discutem se não
haveria uma terceira ou até mesmo uma quarta espécie de catecúmenos. Bingham e
o Cardeal Bona apresentam quatro espécies:
3.
"Os não autorizados a entrarem na igreja" (em grego:
"exwqoumenoi").
4.
"Os ouvintes" (em latim: "audientes"). Estes não
estavam autorizados a permanecer na igreja na hora da celebração dos Santos
Mistérios. Daí ter se
feito uma distinção entre a
"Missa dos Catecúmenos" e a "Missa dos Fiéis." Os
catecúmenos não rezavam ainda o Credo nem o Pai Nosso.
5.
"Os competentes" eram aqueles que tinham passado pelos
estágios anteriores, com suas respectivas instruções, e tinham dado seu nome
como candidatos ao batismo. Isso acontecia no início do jejum Quadragesimal. A
instrução ministrada nesse período era mais completa e mais pública (Cyril
Hieros. Catech.I.5; Hieron. Ep.61, ad Pammach. C.4). Eram‐lhes explicados os
grandes artigos do Credo, a natureza dos Sacramentos, a Disciplina
Penitencial da Igreja,
bem como as
Leituras Catequéticas de
Cirilo de Alexandria,
com precisão dogmática.
Eram feitos exames
especiais e investigações sobre o
caráter dos candidatos a intervalos, durante os quarenta dias. Havia um tempo
para jejuar, assistir e rezar (Const. Apost. VIII. 5;
6.
"Os mais perfeitos" (em grego: "teleiwterot"), os
eleitos ou, na nomenclatura da Igreja do Oriente, em grego:
"baptizomenoi" ou "fwtizowenoi" (os que deveriam ser
batizados). Os nomes deles eram inscritos como tais no álbum ou registro da
igreja. Eles eram instruídos, mas apenas alguns poucos dias antes do batismo,
no Credo e na Prece do Senhor, que passariam a rezar depois disso. Os períodos
para registro variavam bastante, é certo, em igrejas diferentes. Em Jerusalém,
era feito no segundo domingo (Cyril. Catech.III), na África no quarto domingo
da Quaresma (August.Serm. 213), e esse era o tempo no qual o candidato, se
assim fosse determinado, podia deixar de lado seu nome pagão ou judeu, e tomar
um mais especificamente cristão.
Bispos, presbíteros e diáconos não se
transferirão de cidade para cidade, mas deverão ser reconduzidos, se tentarem
fazê‐lo, para a igreja para a qual foram ordenados.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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