Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

1 de julho de 2017

História Da Igreja - Teologia 30.97 - CÂNON IX ‐ Não se Admite Que Presbítero Algum Seja Ordenado sem Exame

História Da Igreja - Teologia 30.97
 
CÂNON IX 

‐ Não se admite que presbítero algum seja ordenado sem exame, ou, se após o exame, fizer confissão de crime, ou se alguém, violando o cânon, impôs‐lhe as mãos, pois a Igreja Católica exige que o mesmo seja irrepreensível.
          Nota sobre o Cânon IX: Conforme explica Hefele, tais crimes são aqueles que eram um obstáculo ao sacerdócio ‐ como blasfêmia, bigamia, heresia, idolatria, magia, etc. Essas faltas era punidas nos bispos igualmente como nos padres, e, consequentemente, este cânon se refere tanto aos bispos como aos presbíteros, no sentido mais restrito. Estas palavras do texto grego: "No caso de alguém ser induzido, contrariamente ao cânon, a ordenar
tais  pessoas",  se  refere  ao  cânon  IX  do  Sínodo  de  Néo‐Cesaréia.  Era  necessário  transpor  esses  regulamentos,  porque  mesmo  no  séc.  V,  como testemunha a XXII carta do Papa Inocente I, havia quem opinasse que como o batismo apaga todos os pecados passados, assim também apagaria todos os impedimentos para a ordenação que fossem resultados daqueles pecados.
A regulamentação sobre o Clero se definia nessa época. Assim a idade necessária para ocupar os cargos eclesiásticos foi fixada: 30 anos para ser diácono; 35
anos para se tornar padre; 40 anos para ser sagrado bispo. Igualmente, iniciou‐se a preocupação com a educação dos futuros padres e os presbíteros aos poucos deixaram de ser um senado que dava assistência aos bispos. Agora, os presbíteros eram aqueles padres que tinham uma paróquia da qual deveriam cuidar.
Diz Daniel‐Rops: "Como nosso Clero moderno, o (padre) do séc. IV assumia todas as funções, tanto litúrgicas como sacramentais, e até as administrativas".

Alguém que apostatou deve ser deposto, tivessem ou não consciência de sua culpa os que o ordenaram.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.



Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...