Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

15 de outubro de 2017

História De Israel – Teologia 31.46 - Moisés Constitui Josué Guia do Povo (Livro 4 Cap 7)

História De Israel – Teologia 31.46
 
CAPÍTULO 7

OS HEBREUS VENCEM OS MIDIANITAS E TORNAM-SE SENHORES DO PAÍS. MOISÉS CONSTITUI JOSUÉ GUIA DO POVO. CIDADES CONSTRUÍDAS.
LUGARES DE ASILO.

168.  Quando os midianitas viram os hebreus se aproximarem, reuniram todas as suas forças e fortificaram todas as passagens por onde eles poderiam entrar em seu país. Travou-se o combate: os midianitas foram vencidos, e os hebreus mataram um número tão grande deles que mal se podiam contar os mortos, entre os quais estavam todos os reis: Hur, Zur, Reba, Evi e Requém, o qual deu nome à capital da Arábia, que o conserva ainda hoje e que os gregos chamam Petra. Os hebreus saquearam toda a província e, para obedecer à ordem que Moisés dera a Finéias, mataram todos os homens e todas as mulheres, sem poupar ninguém, exceto as moças, das quais levaram umas trinta e duas mil, e fizeram tal presa que tomaram cinqüenta e dois mil sessenta e sete bois, sessenta mil asnos e um número incrível de vasos de ouro e de prata, de que os midianitas se serviam ordinariamente, tão extravagante era o seu luxo.
Assim, Finéias voltou vencedor, sem ter sofrido perda alguma. Moisés distribuiu todos os despojos: deu uma qüinquagésima parte a Eleazar e aos sacerdotes e dividiu o resto entre o povo, que por esse meio ficou em condições de viver com maior abundância e de desfrutar em paz as riquezas que havia conquistado valorosamente.
169. Números 27 e Deuteronômio 3. Estando Moisés já bastante idoso, constituiu Josué guia do povo, por ordem de Deus, para sucedê-lo no dom da profecia e no comando do exército, de que era muito capaz. Era também grande conhecedor das leis divinas e humanas, devido às instruções que o próprio Moisés lhe ministrara.
170. Números 32. Nesse mesmo tempo, as tribos de Gade e de Rúben e metade da de Manasses, que eram muito ricas em gado e em todas as espécies de bens, rogaram a Moisés que lhes desse o país dos amorreus, conquistado algum tempo antes, porque era muito rico em pastagens. Esse pedido fê-lo crer que o desejo deles era evitar, sob esse pretexto, o combate contra os cananeus. Assim, disse-lhes que era apenas por covardia que lhe faziam aquele pedido, para viver em tranqüilidade numa terra conquistada pelas armas de todo o povo sem precisar se unir ao exército para a conquista além do Jordão, daquele país de que Deus lhes havia prometido a posse quando tivessem vencido os povos que Ele lhes ordenava tratar como inimigos.
Eles responderam que estavam tão longe da intenção de querer evitar o perigo quanto desejavam colocar, por esse meio, as suas mulheres, os seus filhos e os seus bens em segurança, para estar sempre prontos a seguir o exército aonde os quisessem levar. Moisés, satisfeito com a explicação, concedeu-lhes o que pediam na presença de Eleazar, de Josué e dos principais chefes que ele reunira para esse fim, com a condição de que essas tribos marchariam com as outras contra os inimigos até que a guerra estivesse completamente terminada. Assim, eles tomaram posse daquele país e ali construíram cidades fortificadas. Puseram nelas as suas mulheres, filhos e bens, a fim de estarem mais livres para tomar as armas e cumprir a sua promessa.
Números 35, Deuteronômio 4 e 19 e Josué 20. Moisés construiu também dez cidades, para fazer parte das quarenta e oito de que falamos, e estabeleceu em três dessas dez alguns refúgios para aqueles que tivessem cometido assassínio involuntário. Determinou que esse exílio duraria toda a vida do sumo sacerdote sob cujo sacerdócio o crime fora cometido. Após a morte dele, porém, o homicida podia voltar ao seu país. Mas se durante o exílio fosse encontrado fora da cidade de refúgio por algum dos parentes do morto, este poderia matá-lo impunemente. Essas cidades chamavam-se Bezer, na fronteira da Arábia, Arimã, no país de Gileade, e Golã, em Basã. Moisés ordenou também que depois da con-quista de Canaã se separassem ainda outras três, das que pertenceriam aos levi-tas, a fim de servirem igualmente para asilo ou lugar de refúgio.
Números 27 e 36. Nesse meio tempo, tendo morrido Zalfate,* que era um dos principais da tribo de Manasses, e deixado somente filhas, alguns dos mais eminentes representantes dessa tribo dirigiram-se a Moisés para saber se elas deveriam receber a herança do pai. Ele respondeu que se as moças se casassem com alguém da mesma tribo teriam esse direito. Não a receberiam, porém, se passassem a outra tribo, a fim de que, por esse expediente, fossem conservados em cada tribo os bens de todos os que a ela pertenciam.
____________
* Ou Zelofeade.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...