Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

21 de dezembro de 2017

História De Israel – Teologia 31.103 (Livro 9 Cap 7) ATALIA, VIÚVA DE JEORÃO, REI DEJUDÁ, TENTA EXTERMINAR TODA A DESCENDÊNCIA DE DAVI.JOIADA, SUMO SACERDOTE, SALVA JOÁS, FILHO DE ACAZIAS, REI DE JUDÁ, COLOCA-O NO TRONO E MANDA MATAR ATALIA.

História De Israel – Teologia 31.103
 
CAPÍTULO 7

ATALIA, VIÚVA DE JEORÃO, REI DEJUDÁ, TENTA EXTERMINAR TODA A
DESCENDÊNCIA DE DAVI.JOIADA, SUMO SACERDOTE, SALVA JOÁS, FILHO DE
ACAZIAS, REI DE JUDÁ, COLOCA-O NO TRONO E MANDA MATAR ATALIA.

387. 2 Reis 7 7; 2 Crônicas 22 e 23. Atalia, filha de Acabe, rei de Israel, e viúva de Jeorão, rei de Judá, vendo que Jeú matara Jorão, irmão dela, e que exterminava toda a sua descendência, não tendo poupado nem mesmo Acazias, seu filho, rei de Judá, resolveu também exterminar toda a descendência de Davi, para que nenhum dos descendentes deste pudesse subir ao trono. Nada ela omitiu na execução de seu desígnio, e apenas um dos filhos de Acazias escapou, o que aconteceu deste modo:
Jeoseba, irmã de Acazias e mulher de Joiada, sumo sacerdote, entrou no palácio e encontrou no meio daquela carnificina um menino de nome Joás, de apenas um ano de idade, o qual fora ocultado por sua ama. Ela então o apanhou e levo-o, sem que nenhum outro, a não ser o marido, tivesse ciência disso. Criou-o no Templo durante os seis anos em que Atalia reinou em Jerusalém.
No fim desse tempo, joiada persuadiu cinco oficiais a se unir a ele para tirar a coroa de Atalia e colocá-la sobre a cabeça de Joás. Obrigaram-se todos, com juramento, a guardar segredo e conceberam firme esperança de realizar o seu intento. Esses cinco oficiais foram depois a toda parte convocar, em nome do sumo sacerdote, os sacerdotes, os levitas e os principais das tribos a se dirigirem a Jerusalém. Depois que lá chegaram, Joiada disse-lhes que, se lhe prometessem com juramento guardar um segredo inviolável, comunicaria a eles um assunto muito importante para todo o reino, no qual ele tinha necessidade de seu auxílio. Eles prometeram-no e juraram.
Então ele mostrou-lhes o único príncipe que restava da descendência de Davi e disse: "Eis aí o vosso rei, o único que resta da família daquele que, bem sabeis, Deus revelou e predisse que reinaria para sempre sobre vós. Assim, se quiserdes seguir o meu conselho, sou de opinião que uma terça parte de vós tome o cuidado de conservar este príncipe no Templo, outra terça parte se apodere de todas as avenidas e a terça parte restante monte guarda à porta pela qual se vai ao palácio real, que ficará aberta. Os que não tiverem armas fiquem no Templo, onde ninguém entrará armado, exceto os sacerdotes".
Escolheu em seguida alguns sacerdotes e levitas para que, armados, ficassem junto da pessoa do novo rei, a fim de lhe servirem de guardas, com ordem de matar a todos os que lá quisessem entrar com armas e cuidar somente da conservação da pessoa do príncipe. Todos aprovaram o conselho e se puseram a executá-lo. Joiada então abriu o depósito de armas que Davi construíra no Templo, distribuiu tudo o que lá encontrou aos sacerdotes e aos levitas e colocou-os ao redor do Templo, tão próximos uns dos outros que poderiam dar-se as mãos e impedir a entrada de outras pessoas. Levaram em seguida o jovem rei e o coroaram. Joiada consagrou-o com óleo santo, e todos os assistentes, batendo palmas em sinal de alegria, exclamaram: "Viva o rei!"
388. Atalia ficou não menos surpresa que perturbada com essa notícia e saiu do palácio acompanhada pelos seus guardas. Os sacerdotes deixaram-na entrar no Templo, mas os que haviam sido colocados ao redor dele repeliram os guardas e o resto do séquito. Quando a altiva princesa viu o jovem príncipe sentado no trono e com a coroa na cabeça, rasgou as próprias vestes e ordenou que matassem aquela criança, da qual se estavam servindo para organizar uma revolta contra ela e usurpar o reino. )oiada, em oposição, ordenou aos oficiais de que falamos que a agarrassem e a levassem à torrente de Cedrom, para que lá recebesse o castigo merecido, pois não se deveria macular o Templo com o sangue de tão detestável pessoa. Acrescentou que matassem também imediatamente qualquer um que se pusesse a defendê-la. Executou-se em seguida a ordem: quando ela estava fora da porta, por onde saíam as cavalgaduras do rei, mataram-na.
389. Depois de tão grande mudança, Joiada mandou reunir no Templo todos os que estavam armados, bem como o povo, e os fez jurar que serviriam fielmente o novo rei, velariam pela sua conservação e trabalhariam pelo progresso do reino. Obrigou Joás a prometer, de sua parte, também com juramento, que prestaria a Deus a honra que lhe era devida e jamais violaria as leis outorgadas por Moisés.
Todos correram em seguida ao templo de Baal, que Atalia e seu marido, o rei jeorão, haviam feito construir para agradar ao rei Acabe, em detrimento do Deus verdadeiro e Todo-poderoso, e o derrubaram, arrasando-o completamente. Mataram ainda Mata, que nele era o sacerdote. Joiada, segundo a determinação do rei Davi, entregou a guarda do Templo aos sacerdotes e aos levitas, determinando que duas vezes por dia oferecessem a Deus sacrifícios solenes, como a Lei o man-dava, acompanhados de incensação, e escolhessem algum dos levitas para guardar as portas do Templo, para só deixarem entrar quem estivesse purificado.
Depois que o sumo sacerdote assim dispôs todas as coisas, levou do Templo para o palácio real o jovem príncipe, acompanhado por aquela grande multidão. Puseram-no sobre o trono. As aclamações de júbilo renovaram-se, e, como não havia ninguém que não se julgasse feliz, porque a morte de Atalia lhes causava grande tranqüilidade, toda a cidade de Jerusalém passou vários dias em festas e banquetes. O jovem rei, cuja mãe se chamava Zíbia, era da cidade de Berseba e tinha então, como já dissemos, apenas sete anos. Foi muito religioso e zeloso das leis de Deus durante o tempo em que Joiada viveu e desposou, por conselho deste, duas mulheres, das quais teve filhos e filhas.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

.

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...