Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

3 de dezembro de 2017

História De Israel – Teologia 31.91 - Grande Vitória Conquistada Por Abião e Sua Morte (Livro 8 Cap 5)

iHistória De Israel – Teologia 31.91
 
CAPÍTULO 5

GRANDE VITÓRIA CONQUISTADA POR ABIÃO, REI DE JERUSALÉM, CONTRA
JEROBOÃO, REI DE ISRAEL. MORTE DE ABIÃO. ASA, SEU FILHO, SUCEDE-O.
MORTE DE JEROBOÃO. SEU FILHO SUCEDE-O. BAASA ASSASSINA-O E
EXTERMINA TODA A FAMÍLIA DE JEROBOÃO.

352. 1 Reis 15; 2 Crônicas 13. Jeroboão, desprezando os oráculos que Deus pronunciara pela boca de seu profeta, reuniu oitocentos mil homens para fazer guerra a Abião, filho de Roboão, cuja mocidade ele desprezava. Mas esse príncipe, cuja firmeza sobrepujava a idade, em vez de se espantar com tão grande multidão de inimigos, acreditou que obteria a vitória. Ele reuniu dentre as duas tribos que lhe eram sujeitas um exército de quatrocentos mil homens e partiu contra Jeroboão. Acampado próximo do monte de Zemaraim, preparou-se para dar-lhe combate. Estando os exércitos preparados e prestes a embater-se, Abião subiu a um pequeno outeiro e com a mão fez sinal de que desejava falar às tropas de Jeroboão.
E começou: "Vós não ignorais que Deus constituiu Davi, meu bisavô, rei sobre todo o povo e lhe prometeu que os seus descendentes reinariam também depois dele. Assim, admiro-me que tenhais sido excluídos do governo do falecido rei meu pai para vos submeterdes ao de Jeroboão, que nasceu súdito dele, e venhais agora de armas na mão contra mim, que fui escolhido por Deus para vos governar, querendo tirar-me esta pequena parte do reino que me resta, enquanto Jeroboão possui a maior. Espero, todavia, que ele não desfrute por muito tempo uma usurpação tão injusta. Deus o castigará, sem dúvida, pelos muitos crimes que cometeu e continua a cometer, no que vos leva a imitar. Pois foi ele quem vos impeliu à revolta contra o falecido rei meu pai, que outro mal não vos fez senão falar-vos asperamente, devido ao mau conselho que seguiu, fomentando assim o vosso descontentamento e levando-vos não somente a abandonar o vosso legítimo soberano, mas ao próprio Deus, e a violar as suas santas leis, quando devíeis desculpar as palavras grosseiras de um jovem rei não acostumado a falar em público. Mesmo que a sua pouca experiência vos tivesse dado justo motivo de queixa, os benefícios de que sois devedores ao rei Salomão, meu avô, não vos deveriam fazê-lo esquecer, sendo que não há nada mais razoável que perdoar as faltas dos filhos pela recordação dos favores devidos aos pais? Todavia, sem vos incomodardes com tais considerações, vindes atacar-me com um grande exército. Confesso que não compreendo em que pondes a vossa confiança. Será sobre esses vitelos de ouro, nesses altares erguidos, nesses lugares elevados? Em vez de ser sinal de piedade, não mostra isso, ao contrário, a vossa impi-edade? Ou será porque o número de vossos soldados sobrepuja em muito o dos meus? Contudo, por maior que seja um exército, pode ele esperar um resultado feliz, se combate contra a justiça? Esta somente pode obter a vitória quando unida à pureza do culto a Deus. Assim, espero consegui-la, pois nem eu nem os que me são fiéis nos afastamos da observância às leis de nossos antepassados. Sempre adoramos ao verdadeiro Deus, que criou o universo e é o princípio e o fim de todas as coisas, e não a ídolos feitos de matéria corruptível pelas mãos dos homens, inventados por um tirano que abusa de vossa credulidade para vos arruinar. Considerai, pois, e meditai. Segui um melhor conselho e não vos afasteis mais do sensato proceder de nossos antepassados nem deturpeis as santas leis, que nos elevaram a tão alto grau de grandeza e poder".
Enquanto Abião falava, Jeroboão fez marchar secretamente uma parte de suas tropas, a fim de atacar o exército de Abião pela retaguarda e envolvê-lo, e todos ficaram alarmados quando o perceberam. Mas Abião, sem perder a calma, exortou-os a colocar toda a sua confiança em Deus, ao qual os homens não podem surpreender. A generosidade com a qual ele lhes falou inspirou neles tão grande confiança que, depois de invocar o auxílio divino, partiram para a luta com uma coragem incrível, misturando os gritos de alegria ao som das trombetas dos sacerdotes.
Deus abateu de tal modo o ânimo dos inimigos que em toda a história, seja a dos gregos, seja a dos bárbaros, nunca se viu maior carnificina numa batalha. Quinhentos mil homens do lado de Jeroboão restaram mortos no campo, nessa brilhante vitória que Deus concedeu à piedade do rei Abião. Tão justo e glorioso príncipe tomou em seguida, de jeroboão, as cidades de Betei, jesana e várias outras dentre as mais fortes. Conquistou todo o país, que agora dependia dele, e pô-lo em tal estado que não se pôde refazer durante toda a vida desse ilustre rei de Judá. Mas ele morreu bem depressa: reinou apenas mais três anos. Foi enterrado em Jerusalém, no sepulcro de seus antepassados, e deixou quatorze mulheres, dezesseis filhas e vinte e dois filhos, um dos quais, de nome Asa, que ele teve de Maaca, sucedeu-o no trono e reinou dez anos em grande paz.
353.  Eis o que encontramos por escrito de Abião, rei de Judá. Jeroboão, rei de Israel, não sobreviveu por muito tempo, pois reinou vinte e dois anos, e Nadabe, seu filho, sucedeu-o no governo e na impiedade. Reinou apenas dois anos. Baasa, filho de Aías, matou Nadabe à traição, quando este sitiava Gibetom, cidade dos filisteus. Baasa usurpou o reino e, segundo Deus havia predito, exterminou toda a família de Jeroboão, lançando os corpos aos cães, para que estes os devorassem, como castigo pelos seus crimes e pela sua impiedade.



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...