Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

18 de junho de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.113 - TEMPOS TENEBROSOS


História Do Cristianismo - Teologia 32.113

TEMPOS TENEBROSOS

Mas como tudo era negro em volta! Eram trevas tão es­pessas que facilmente se podiam sentir, mas quem havia ali que as sentisse? Aquela condição era natural à maior parte deles, e preferiram-na à luz, porque seus atos eram maus. Quanto eles eram maus podemos ver pelos testemu­nhos contemporâneos, e pelas decisões dos seus concílios. No concilio de Paiva, no ano 850, foi necessário ordenar sobriedade aos bispos, e proibi-los de conservar ''cães e fal­cões para a caça, e de terem vestimentas ricas, simples­mente para fazerem vista".
Em dois concílios separados levantou-se a queixa de que "o clero inferior tinha mulheres em casa, com grande escândalo do ministério; "e dizia-se que os presbíteros se tornavam em meirinhos e freqüentavam as tabernas; eram usurarios... e não se envergonhavam de se entregarem ao vício e à embriaguez".
O cartuxo Seácrio falou deste período como sendo o pior de todos, lamentando que a caridade tivesse arrefeci­do, que abundasse a iniqüidade e que a verdade se fosse tornando rara entre os filhos dos homens.
Outro, que era bispo, afirmou: "Quase que se não en­contra um homem capaz de ser ordenado bispo, nem um bispo capaz de ordenar outros". Quanto aos papas, basta dizer-se que um deles, Estêvão VII, foi estrangulado, oca­sionando a sua morte a seguinte observação: "Ele entrou no aprisco como um ladrão, e foi justo que morresse pelo cabresto". Outro, Sérgio III, segundo o testemunho de um cardeal, era "um escravo de todos os vícios, e o pior dos ho­mens." Outro, João X, subiu ao trono pelo interesse da prostituta Teodora, sendo depois assassinado por influên­cia da filha dela; e, finalmente, um mancebo de dezoito anos, que abriu caminho à força para o trono papal e to­mou o nome de João VII, mandou tirar os olhos do padri­nho; bebia à saúde do Demônio; jurava pelos deuses pagãos, enquanto jogava os dados, e foi morto numa rixa da meia-noite, no ano 964.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.



Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...