Angelogia - Teologia 02.90
O Estado Original de
Satanás
No livro do
profeta Ezequiel 28.1-2 um governador é apresentado como o príncipe de Tiro.
Ele é descrito como um homem que se tornou tão frívolo quanto as suas riquezas
e inteligência, a ponto de reivindicar ser igual a Deus. “Veio a mim a palavra
do Senhor, dizendo: Filho do homem, levantalamentações contra o rei de Tiro, e
diz-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de
sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus, de todas as pedras
preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o
jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes
e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras
querubim da guarda, ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de
Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o
dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti” (Ez 28.11-15).
No texto
supra encontramos Deus lamentando por essa pessoa; ele – sinete da perfeição,
cheio de sabedoria e formosura, querubim da guarda, ungido etc. Era, por
conseguinte, o mais perfeito, o mais belo, e mais sábio de toda a criação de
Deus!
Estaremos
em condições de entender quão perfeito é o perfeito? Ele é chamado de “querubim
da guarda, ungido”. Querubim é um ser angélico de elevada categoria associado
com a presença santa de Deus e sua glória. Ele é chamado “o ungido”, o que
indica favor supremo de Deus. “Ungido” é a mesma palavra que se usa falando do
Messias, rei ungido de Deus. Esta pessoa era o governador e líder dos seres
angélicos e evidentemente os guiava em seu louvor a Deus e júbilo. A palavra
hebraica traduzida “da guarda” em Ezequiel 28.14 e 16 significa literalmente
“quem conduz”. Observamos, ainda que lhe foram dadas todas as jóias fabulosas,
indicando também sua categoria exaltada. Ele estivera no “Éden, jardim de Deus”
e “no monte santo de Deus”. Ele andava “no brilho das pedras”, o que é um
símbolo amiúde usado para indicar a presença santa de Deus. Tal descrição não
poderia aplicar-se a um mero ser humano.
Entretanto,
foi perfeito até “que se achou iniqüidade nele”. Esta falta de eqüidade marcou
a queda de Lúcifer e a origem de Satanás (Is 14.12-14).
É
importante observar que Deus Se dirige a Satanás mediante a pessoa do príncipe
de Tiro (Ez 28). Satanás é a fonte invisível da arrogância e auto-deificação
deste príncipe. Scofield (Bíblia de Estudo), descreve outros casos de
tratamento indireto com Satanás mediante um homem ou outra criatura: quando
Deus Se dirigiu à serpente no jardim, em Gênesis 3.14; quando Jesus falou a
Satanás através de Pedro, em Mateus 16.23. “A visão não é de Satanás em sua
própria pessoa, mas de Satanás em seu desempenho num rei terreno e através
desse rei que se arroga honras divinas”.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.