Angelogia - Teologia 02.93
Em relação à obra redentora
de Cristo
O autor da
Epístola aos Hebreus (4.15) diz que Jesus foi tentado em tudo. Essa declaração
parece chocar-se com a lógica da Divindade, uma vez que é impossível que Deus
seja tentado ou submetido à tentação. Porém, devemos analisar essa declaração
sob a ótica cristológica que destaca as duas naturezas de Cristo, a divina e a
humana. Por que Jesus foi tentado pelo Diabo? John Broadus, em seu comentário
de Mateus, responde a essa questão da seguinte maneira: “Ele daria, pela
tentação, prova de sua verdadeira humanidade, de que possuía uma alma humana;
seria parte do seu exemplo a nós; faria parte de sua disciplina pessoal; faria
parte de sua preparação para ser um intercessor compassivo (Hb 2.18; 4.15); era
parte da grande batalha na qual ‘a semente da mulher pisaria a cabeça da
serpente’” (Gn 3.15).
Ao tentar
Jesus, o diabo queria convencê-lo a desistir ou a adiar sua missão. O tentador
sabia qual era a missão de Jesus, por isso, procurou criar-lhe situações
embaraçosas, tentando levá-lo a empregar meios contrários ao plano divino.
Jesus, contudo, não cedeu a nenhuma das insinuações satânicas. Ele não fraquejou,
nem tomou atalhos para cumprir sua missão. Do mesmo modo, somos tentados a
provocar a ira de Deus e a pecar contra a sua vontade soberana, mas devemos
resistir firmes na fé (Tg 4.7; 1Pe 5.8,9).
É assim que
Satanás opera em nossos dias. Ele procura compelir-nos a galgar lugares e
posições fora de tempo, a tomar decisões precipitadas e, acima de tudo, a
contrariar a vontade de Deus. Ele usou várias pessoas para tentar boicotar a
obra de Cristo (Mt 2.16; Mt 16.23; Jo 8.44; Jo 13.27).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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