Assim, dentro do conceito geral de cultura, é possível falar de culturas e, por isso, se identificam sentidos específicos segundo os quais a cultura é antropologicamente considerada.
São quatro, a saber: O primeiro sentido
apresenta aqueles elementos de cultura comuns a todos os seres humanos, como a
linguagem (todos os homens falam, embora se diversifiquem os idiomas ou línguas
faladas).
São aqueles hábitos -- o de dormir, o de comer, o de ter uma
atividade econômica -- que se tornam comuns a toda a humanidade.
No segundo
sentido, encontram-se os elementos comuns a um grupo de sociedades, como o
vestuário chamado ocidental, que é comum a franceses, a portugueses, a
ingleses.
São diversas sociedades que têm o mesmo elemento cultural; um exemplo
é o uso do inglês por habitantes da Inglaterra, da Austrália, da África do Sul,
dos Estados Unidos, que, entre si, entretanto, têm valores culturais
diferentes.
O terceiro sentido é formado pelo conjunto de padrões de
determinada sociedade, por exemplo, aqueles padrões culturais que caracterizam
o comportamento da sociedade do Rio de Janeiro; ou as peculiaridades que
assinalam os habitantes dos Estados Unidos.
O quarto sentido de cultura
refere-se a de modos especiais de comportamento de um segmento de sociedade
mais complexa.
Uma dada sociedade possui valores culturais comuns a todos os
seus integrantes.
Dentro, porém, dessa sociedade encontram-se elementos
culturais restritos ou específicos de determinados grupos que a integram.
São
certos costumes que, dentro da sociedade multíplice do Rio de Janeiro,
apresentam os habitantes de Copacabana, os de uma favela ou de um subúrbio
distante.
A esses segmentos culturais de uma sociedade complexa, dá-se também o
nome de sub-cultura.
Tal diferenciação resulta de processos internos ou externos, uns e outros atuando de maneira diversa sobre o fenômeno cultural.
Entre os processos internos, encontram-se as inovações, traduzidas em descobertas e invenções, que, às vezes, surgem em determinado grupo e depois se transmitem a outros grupos, não raro sofrendo modificações ao serem aceitas pela nova sociedade.
Os processos externos explicam-se pela difusão: é a transmigração de um elemento cultural de uma sociedade a outra.
Em alguns casos o elemento cultural mantém a mesma forma e função; em outros, modifica-as ou mantém apenas a forma e modifica a função.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA