A ORIGEM DA ALMA E DO ESPÍRITO
DO HOMEM
9.1 Introdução
A Bíblia afirma
que o homem foi criado por Deus, e que Deus soprou o fôlego de vida e o homem
passou a ser alma vivente (Gn 2.7). Enquanto isso não há dúvida.
Mas quando se
trata da afinidade da alma com a raça, surgem várias dúvidas.
Muitos afirmam
que somos filhos do nosso pai somente enquanto corpo, enquanto outros que somos
filhos dos nossos pais enquanto a toda natureza e até outros que afirmam que as
almas já existiam antes que tivessem um corpo.
O objetivo deste
capítulo, não é só responder as perguntas, mas sim procurar trazer também uma
melhor compreensão sobre tal assunto. Um assunto que na verdade é pouco falado,
mas uma vez analisado profundamente tem uma grande luz esclarecedora por traz
dele.
Os recentes
debates em torno do uso de embriões na pesquisa trouxe ao cenário contemporâneo
uma questão metafísica.
O embrião é apenas "algo" ou é
"alguém"? Ou dito de outra forma: por detrás do pequenino
"algo" que é o embrião esconde-se "alguém"? Nas igrejas
cristãs os fiéis perguntam aos pastores e padres: "O embrião tem
alma?" Que não é senão outra forma de perguntar se o embrião é
"algo" ou "alguém".
O embrião tem
alma? Em que momento a alma começa a existir? Para responder a questão, peço
licença para aborrecê-los com um pouco de teologia com cheiro de Idade Média.
São três as opiniões que circularam na história do pensamento cristão: A Preexistencialista
afirma que as almas preexistem ao seu nascimento.
A Criacionista afirma que
cada alma é criada diretamente por Deus, em algum tempo antes do nascimento da
criança.
A Traducionista afirma que o homem transmite aos filhos todo o seu
ser, corpo e alma, reproduzindo-se, conforme todos os animais, segundo a sua
espécie.
Para Aurélio
Agostinho sempre encontrou dificuldades na questão da origem da alma.
Certo
está de que a alma não pode emanar de Deus no sentido do panteísmo
neoplatônico, pois então seria de algum modo parte de Deus.
Também corrige
Orígenes, cuja doutrina da preexistência não adaptou suficientemente o
platonismo ao pensamento cristão.
Antes, a alma deve ser criada.
Mas aqui
surgem várias dificuldades.
Ou as almas provêm da alma de Adão
(generacionismo); ou cada alma é criada diretamente na sua individualidade
(criacionismo); ou as almas existem em Deus e são infundidas no corpo; ou
existem em Deus e se unem voluntariamente ao corpo (doutrina cristã da
preexistência). O criacionismo oferece dificuldades à teologia de Agostinho,
porque então não se poderia explicar bem a transmissão do pecado original.
O
generacionismo seria melhor adequado a essa transmissão, mas corre o perigo de
cair no materialismo. Mesmo mais tarde ainda Agostinho confessa que não
encontra nenhuma clareza nessa explicação (Retr. I, 1, 3). Essas aporias
(dificuldades de ordem racional) já existiam em Platão, para quem a alma, de um
lado, deve ser algo do corpo, i. é, o princípio da sua vida sensível; mas, de
outro, deve ser completamente distinta dele (Hist. Fil. Antigüidade, pág. 107).
Elas emergem de novo em Aristóteles e no Peripato (1. c., págs. 189, 259) e se
fortalecem com a mais acentuada afirmação da substancialidade da alma, no
pensamento cristão.
Agostinho
afirma-se incapaz de solucionar a questão da origem da alma e, embora tão
influenciado por Platão, não acha a matéria por si mesma condenável, assim como
não encara como castigo a união da alma com o corpo.
Não seria este, como se
disse tanto, a prisão da alma: o que faz do homem prisioneiro da matéria é o
pecado, do qual deve libertar-se pela vida moral, pelas virtudes cristãs.
O
pecado leva o corpo a dominar a alma; a religião, porém, é o contrário do
pecado, é a dominação do corpo pela alma, que se orienta livremente para Deus,
assistida pela graça.
Muitos
antropólogos bíblicos têm debatido sobre a origem do espírito e a alma dentro
do homem, como já foi dito sabe-se que em Adão Deus soprou sobre suas narinas, mas a partir
de Adão como tem acontecido para que o espírito e a alma pudessem estar nele?
Se a alma é a personalidade do homem, como ela nasce dentro do corpo humano? O
corpo sim é gerado através de uma relação sexual, mas e a parte espiritual do
homem, e sua alma, como acontecem sua aparição dentro do corpo humano? E o caso
de Eva, o corpo foi feito de uma costela de Adão, mas a alma e o espírito? Deus
não soprou em suas narinas também! A resposta para tais perguntas tem surgido
muitos debates, e há muitos pensamentos sobre o assunto, mas buscando dar um
maior entendimento sobre o assunto, apresentaremos a seguir algumas teorias
acerca da origem da alma e espírito dentro do homem.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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