1. A comissão dos Apóstolos
Entende-se por comissão o
ato de cometer; encarregar; também significa encargo, incumbência.
Os missiólogos chamam a missão dada por Jesus aos seus primeiros
discípulos de “Grande Comissão”. Ele ordenou aos onze homens, com os quais mais
dividira seu ministério terreno, que fossem ao mundo inteiro e fizessem
discípulos em todas as nações, Ele lhes disse que ensinassem a esses novos
discípulos tudo que haviam aprendido d’Ele (Mateus 28:18-20). Mais tarde, o
apóstolo Paulo deu as mesmas instruções a Timóteo: "E o que de minha parte
ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e
também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). Mas, somente em
nossas próprias forças não poderemos cumprir nossa comissão.
Por isso, o Senhor
nos deus uma capacitação além da natural: “Mas recebereis poder, ao descer
sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como
em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Ma
podemos questionar: Qual o coração da Grande Comissão? Infelizmente, não
aparece na Versão Corrigida, que traduz assim o começo do versículo 19:
“Portanto, ide e ensinai”. Na Atualizada, podemos descobrir o coração da Grande
Comissão, identificando os imperativos (tempos verbais que expressam ordem,
determinação) nela: “Ide” e “fazei discípulos”. Assim como nas traduções
inglesas e espanholas, a Versão Atualizada em português traz dois imperativos.
Mas não é assim na linguagem original.
No grego, matheteusate ou “fazei discípulos”
é o único imperativo nesse texto.
Os outros três verbos nos versículos 19 e 20
são gerúndios, ou seja, traduzindo literalmente, teríamos, por exemplo, indo,
em lugar de ide.
Os três gerúndios - “indo”, “batizando” e “ensinando” - são as
três funções indispensáveis de como fazer discípulos. Assim, uma vez que esses versículos não são a
Grande Sugestão, mas, sim, a Grande Comissão, o discipulado é imprescindível na
vida da igreja e na vida de cada cristão.
Para David Kornfield, hoje,
infelizmente, a Grande Comissão muitas vezes passa a ser a Grande Omissão.
E
teremos de prestar contas a Jesus a esse respeito.
Essa
Comissão de Mateus 28.18-20 e paralelamente
em Atos 1:8 é grande por, pelo menos, por cinco razões:
a)É Grande em
sua Autoridade. Das dezenas ou centenas de mandamentos de
Jesus, este é o único em que
Jesus se veste de toda a autoridade do Universo. Ele se
coloca como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Na época bíblica, um súdito que
ignorasse ou negligenciasse um mandato declarado com toda a autoridade real
arriscava a própria vida. É com essa autoridade que fazemos a obra do Senhor
(At 1:8).
b)É Grande em seu Efeito Multiplicador. É assim que o reino de
Deus pode explodir! Até então, havia só um discipulador multiplicando-se em
outros - Jesus Cristo. Agora vem a Comissão para começar um movimento
multiplicador, contra o qual nem as portas do inferno prevalecerão. Pouco
depois, os discipuladores não eram só 11, mas 120. Um pouco mais depois não
eram só 120, mas milhares. De pouco em pouco!
c)É Grande por sua Extensão Geográfica. Estende-se a todas as
nações. Várias vezes o próprio Jesus limitou seu ministério e ordenou que os
apóstolos também limitassem seus ministérios aos judeus. Aqui, ele abre o leque
e abraça todo o mundo. na Comissão de fazer discípulos em todas as nações,
encontramos o coração de missões mundiais. Deus não admitiu que Sua igreja
entrasse em um ostracismo, vivendo só para si, e encapsulada em um único ponto
geográfico. Ele quer, na verdade, que Seu povo se expanda territorialmente e
anuncie o evangelho a toda criatura,
tanto é que esse foi o objetivo
da perseguição de
Atos 8: 1-4. A
ordem que aparece em Atos 1:8 não é cronológica, ou seja, Cristo não falou para
evangelizar primeiro Jerusalém, segundo
Judéia, terceiro Samaria e por último os confins da Terra. Essa interpretação é
errada, perigosa, e fora da vontade do Senhor. O próprio texto de Atos 1:8
deixa claro que Jesus determinou que a obra da Sua igreja na Terra deveria ser
desenvolvida simultaneamente nas três dimensões que Ele deseja que o Evangelho
seja pregado. Isso fica claro nas expressões: “tanto em”; “como em”; e “até
os”.
d)É Grande por sua Extensão a todos os aspectos da vida. Jesus nos chama a
ensinar outros a guardarem tudo o que Ele ensinou. Esse mandato inclui toda a
humanidade e, mais do que isso, implica não apenas o ensino, mas a prática
desses mandamentos. No discipulado, o ensino sempre tem por fim a prática. Ou
seja, o ensino que não leva à pratica não é discipulado.
e)É Grande por sua Extensão no Tempo. Estende-se até a consumação do século, até
a volta de Cristo. Cada pastor e igreja que se envolve no discipulado conforme
o exemplo de Jesus constrói os alicerces para um movimento que fluirá de sua
igreja a todas as nações, até a consumação dos séculos.
Veja Tambem:
2. A Fundação da Igreja de Jerusalém.
3. A Descida do Espírito Santo (1:12-2.13)
4. A conversão de Saulo de Tarso.
5. A Chamada de Paulo
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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