Para não ter que enfrentar a verdade
essa natureza caída constrói certos mecanismos de defesa para se proteger
contra a ansiedade e o medo. Isso não muda a realidade das coisas, apenas
modifica o modo de olhar os fatos. Nos protegemos e enganamos a nós mesmos afim
de que não tenhamos que mudar.
Ø O homem ao trocar a Verdade de
Deus pelas mentiras de Satanás foi tomado por um espírito de
mentira, que precisa ser destruído pela Verdade de Deus.
I Jo 1:510;2:4
Alguns mecanismos de
defesa
·
Negação : Negamos algo, mentimos a
respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não
admitimos que temos mágoas ou ressentimentos. Escondemos,
camuflamos. ( Ex. um reflexo disso pé a Irritação ) .
Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra
nossos fracassos. ( fachada )
Deus sabe tudo . Deus sabe todas as
coisas.
·
Racionalização : Versos 6-8. Não é tão
direto como a negação, não é uma mentira direta. É mais sofisticado, tentamos
dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para
tudo.
"Se você não tivesse
começado..."
Ex.: Saul I Sm 13:8-13
I Sm 15
Ø Há duas razões para tudo que fazemos:
Uma boa razão e a verdadeira. Nós não enganamos aos outros , mas a nós mesmos.
·
Projeção : Verso 10. É o pior de
todos, avançamos um pouco mais no engano, culpamos os outros pelos nossos
problemas. Projetamos nos outros os nossos defeitos. Dizemos que o problema é
deles. Finalmente culpamos a Deus. Transferimos nossos problemas para alguém,
achamos um bode
expiatório.
( Ex. Adão e Eva )
Embora a mentira tivesse partido de nós,
acabamos por afirmar que foi Deus quem disse. “Não sou mentiroso, mas é Ele!”
Fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós.
Ø Para andar com Deus precisamos aprender a andar na
verdade. 3 Jo 3
Nos sentimos confusos por não conseguir
determinar a causa dos nossos conflitos e sentimentos, tais como : medo,
mágoa, ira, culpa, vergonha, ansiedade, etc. Isto nos faz sentir mais
culpados ainda, e não conseguimos ter um relacionamento sadio e específico com
Deus. Ficamos como que em um nevoeiro.
Precisamos descobrir qual o ponto da
necessidade específica, perceber qual é o verdadeiro problema afim de
tratarmos com ele.
Não podemos confessar a Deus o que não
reconhecemos para nós mesmos. Fazemos confissões generalizadas, damos e
recebemos perdão também de maneira generalizada e acabamos tendo um
relacionamento nebuloso, indistinto, generalizado com Deus.
( Raiz do problema )
Ø Temos que dar nomes aos bois
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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