Defendendo
a doutrina dos naturalistas, em especial a de Rousseau, Pestalozzi acreditava
que o ser humano nascia bom e que o caráter de um homem era formado pelo
ambiente que o rodeia. Sustentava que era preciso tornar esse ambiente o mais
próximo possível das condições naturais, para que o caráter do indivíduo se
desenvolvesse ou fosse formado positivamente. Para ele, a transformação da
sociedade iria se processar através da educação, que tinha por finalidade o
desenvolvimento natural, progressivo e harmonioso de todas as faculdades e
aptidões do ser humano.
Para
a sua época, esta idéia era um tanto inovadora, porque, na segunda metade do
século XVIII, a concepção corrente era de que as transformações revolucionárias
seriam o remédio que curaria todos os males sociais. Por isso, ao advogar a
idéia de que a educação era um meio de regenerar a sociedade, ele estava
introduzindo um elemento novo no ideário pedagógico de seu tempo, e este
pensamento assumiria um significado especial nos anos subseqüentes. Portanto,
para Pestalozzi, a educação era um instrumento de reforma social. Ele pregava a
educação das massas e proclamava que toda criança deveria ter acesso à educação
escolar, por mais pobre que fosse seu meio social e mesmo que suas condições
fossem limitadas.
Na
teoria educacional de Pestalozzi podemos encontrar as sementes da Pedagogia
moderna. Foi ele o primeiro a formular de forma clara e explícita o princípio
de que a educação deveria respeitar o desenvolvimento infantil.
Na
concepção de Pestalozzi, o principal objetivo da educação era favorecer o
desenvolvimento físico, intelectual e moral da criança e do jovem, através da
vivência de experiências selecionadas e graduadas, necessárias ao exercício
dessas capacidades.
Para
alcançar esse objetivo, ele elaborou um método, que era a base de seu trabalho
educativo, e organizou atividades seqüenciais, que, vivenciadas pelo aluno de
forma graduada, contribuíam para seu desenvolvimento intelectual e moral. O
método pestalozziano, como foi posteriormente chamado, tinha as seguintes
características:
a)
Apresentava o conhecimento começando por seus elementos mais simples e
concretos, de forma a estimular a compreensão.
b)
Utilizava o processo de observação ou percepção pelos sentidos, denominado por
ele de intuição.
c)
Fixava o conhecimento por meio de uma série progressiva de exercício graduados,
que se baseavam mais na observação do que no mero estudo de palavras.
Portanto,
a essência do seu método era a “lição de coisas”, como era então chamada. Mas
ele empregou a “lição de coisas” de forma mais ampla, como base para o completo
desenvolvimento mental da criança, e não como foi usada posteriormente, de
forma mais restrita, com o simples propósito de obter o conhecimento do objeto
ou de apenas treinar a capacidade de observação.
Em
conseqüência do pressuposto de que a “lição de coisas” era um recurso para
favorecer o desenvolvimento do aluno, o método de Pestalozzi trazia vários
elementos inovadores: o emprego do cálculo mental, o uso de técnicas silábicas
e fonéticas na linguagem, e o estudo da Geografia e das ciências feito em
contato direto com o ambiente natural. Outro aspecto inovador do método
pestalozziano foi o fato de combinar as atividades intelectuais com o trabalho
manual, fazendo os dois caminharem juntos.
Pestalozzi
escreveu várias obras sobre educação, e como mestre-escola teve oportunidade de
testar sua teoria, colocando-a em prática. Assim , pôde experimentar diretamente a
reforma das práticas educativas. Ele dedicou também grande parte de sua vida à
preparação de professores.
Os
princípios educacionais formulados por Pestalozzi podem ser assim resumidos:
a)
A relação entre o mestre e o discípulo deve ter como base o amor e o respeito
mútuo.
b)
O professor deve respeitar a individualidade do aluno.
c)
A finalidade da instrução escolar deve basear-se no fim mais elevado da
educação, que é favorecer o desenvolvimento físico, mental e moral do educando.
d)
O objetivo do ensino não é a exposição dogmática e a memorização mecânica, mas
sim o desenvolvimento das capacidades intelectuais do jovem.
e)
A instrução escolar deve auxiliar o desenvolvimento orgânico por meio da
atividade, isto é, da ação tanto física como mental.
f)
A aprendizagem escolar deve corresponder não apenas à aquisição de
conhecimentos, mas principalmente ao desenvolvimento de habilidades e ao
domínio de técnicas.
g)
O método de instrução deve ter por base a observação ou percepção sensorial
(que Pestalozzi chamava de intuição) e começar pelos elementos mais simples.
h)
O ensino deve seguir a ordem psicológica, ou seja, respeitar o desenvolvimento
infantil.
i)
O professor deve dedicar a cada tópico do conteúdo o tempo necessário para
assegurar que o aluno o domine inteiramente.
Como
são atuais os princípios educacionais de Pestalozzi! E, no entanto, eles foram
formulados no final do século XVIII e começo do século XIX.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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