De
acordo com Leif, em sua obra Vocabulário técnico e crítico da Pedagogia e das
Ciências da Educação (p. 121), o termo disciplina é usado, basicamente, em duas
acepções diversas, que resumimos a seguir:
a)
Em relação ao ensino, disciplina é um conjunto ou corpo específico de
conhecimentos com suas características próprias e métodos particulares de
trabalho. Nesse sentido, corresponde à matéria de ensino, conteúdo ou
componente curricular.
b)
Em relação ao indivíduo, disciplina é uma regra de conduta ou um conjunto de
normas de comportamento que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina),
ou que podem ser aceitas livremente pelo indivíduo, regulando o seu
comportamento (auto disciplina).
Sheviakove
Redl afirmam que, no que se refere ao comportamento, disciplina é "a
organização de nossos impulsos para a obtenção de um objetivo. Do ponto de
vista do grupo, a disciplina é a subordinação dos impulsos dos indivíduos que o
integram, com o fim de se alcançar um objetivo comum".
A
professora Therezinha Fram, em artigo de sua autoria, de leitura interessante e
agradável, afirma que disciplina é a "formação interior de comportamento
inteligente, ,que sabe se dirigir, que sabe definir os seus objetivos e que
sabe encontrar os melhores meios para atingir esses objetivos".
Para
essa educadora brasileira, a pessoa disciplinada é aquela que dá ao seu comportamento
uma direção inteligente, isto é, uma direção que supõe um autocontrole, um
controle interno e consciente dos impulsos da vida e das motivações.
"Disciplina no que diz respeito à vida do indivíduo é aquela capacidade
que ele tem de orientar inteligentemente o seu comportamento, sabendo manipular
as forças do ambiente" com o qual interage, seja este o universo físico,
seja o mundo cultural e das instituições, ou seja o mundo das pessoas. É
disciplinado do ponto de vista da interação com o universo físico quem conhece
as suas leis e as utiliza para o bem comum. É disciplinado do ponto de vista da
interação com o mundo cultural e das instituições quem conhece as leis sociais
e consegue "entender o que a sociedade está exigindo dele", atuando
para aprimorar essa cultura e essas instituições. É disciplinado do ponto de
vista da interação com os seres humanos quem consegue desenvolver um conjunto
de atitudes no sentido de entender os outros e adaptar o seu comportamento às
diferentes situações em que vai atuar.
Portanto,
a professora Therezinha Fram nos apresenta uma concepção bem ampla de
disciplina, que equivale ao conjunto das condições nas quais a aprendizagem
global se realiza, e a insere na perspectiva de uma autodisciplina.
O
mais interessante é que essa educadora considera a disciplina como uma
construção. Não é uma prevenção, nem tampouco tratamento de problemas. Trata-se
de uma construção porque o aluno vai conduzindo e dirigindo o seu comportamento
de forma a construir a sua vida e a vida da sua cultura.
Também
o professor Walter Garcia define disciplina como sendo a "ordenação de
condições que possibilitem a aprendizagem".
Como
podemos verificar, o conceito de disciplina está passando por uma modificação
gradual: de um conjunto de proibições e punições caminha-se em direção à
prevenção e correção; de uma disciplina rígida e severa baseada no temor e
visando unicamente a obediência às normas impostas de fora pela coerção
(heterodisciplina), caminha-se gradativamente em direção a uma autodisciplina.
A
autodisciplina é um conjunto de princípios e regras elaborado livremente pela
pessoa, através do contato com a realidade e da interação com os outros, e
interiorizados pela aprendizagem, pela tomada de consciência das exigências da
vida pessoal e social, e pela busca da autonomia através da atividade
livre.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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