4.7.1. Descrição
O estudo do meio caracteriza-se pela possibilidade de
investigação interdisciplinar de fenômenos da realidade natural e social do
aluno. Nesse sentido, pelas próprias características do objeto de estudo,
requer a integração dos componentes curriculares, por meio de objetivos e
conteúdos de ensino, no trabalho a ser realizado, e o emprego de procedimentos
de ensino com pesquisa, como observação, entrevistas, levantamento
bibliográfico, entre outros.
Quando se considera que o meio natural e social que
circunda e "contém" o aluno (o professor, a escola...) não é objeto
de estudo de uma única disciplina ou área, nem está totalmente desvendado,
explicado, entendido..., o estudo do meio ganha um novo sentido. Ele não é
propriamente uma saída ou excursão da escola, menos ainda um passeio... Também
não é tarefa exclusiva desse ou daquele professor, mas atividade coletiva a ser
construída pela equipe escolar, apoiada no projeto pedagógico da escola.
Dessa forma, o estudo do meio precisa ser planejado com
base em objetivos de ensino bem definidos, garantindo o envolvimento da equipe
escolar, dos alunos e de seus pais e responsáveis. Deve ser executado de
maneira séria e comprometida, e seus resultados devem ser divulgados
amplamente. Todo o processo deve ser avaliado pelos participantes, não só em
termos dos resultados obtidos, mas também dos custos e esforços empenhados. Em
especial na Educação básica, os familiares dos alunos devem ser informados com
clareza dos objetivos de ensino do procedimento, a fim de não o confundir com
mais um "passeio ou excursão".
4.7.2. Objetivos de ensino
O estudo do meio propicia ao aluno as condições para:
a) Tomar contato direto com a realidade natural ou social,
localizando, descrevendo e analisando o fenômeno identificado como objeto de
estudo em seus múltiplos aspectos (geográfico, histórico, social, político,
econômico, cultural...).
b) Buscar, selecionar, classificar e organizar
informações, construindo novos conhecimentos relativos ao objeto de estudo, por
meio de contato direto (observação do fenômeno, coleta de amostras) e de
experiências práticas (observação de procedimentos, entrevista com
profissionais, visita a ambientes diferenciados).
c) Registrar, documentar e relatar as experiências e os
contatos realizados.
d) Aprofundar a investigação bibliográfica, recorrendo a
novas fontes e autores.
e) Identificar e utilizar formas diferenciadas de
documentação, registro e divulgação de conhecimentos (fotos, gravação em áudio
e vídeo).
f) Compreender a construção do conhecimento como processo
pessoal, apoiado em interesse e atitude individual, que se realiza em ambiente
de cooperação e solidariedade.
g) Identificar a necessidade do emprego de métodos de pesquisa
científica na construção de novos conhecimentos.
O estudo do meio é um procedimento de ensino que se apóia
no trabalho coletivo de professores e alunos. Proporciona experiências de
aprendizagem em que o aluno atinge objetivos conceituais (reorganiza
conhecimentos diante da realidade), procedimentais (prepara e executa processos
de investigação: visita, observação, entrevista) e atitudinais (respeita o
fenômeno observado, valoriza o seu trabalho e o de seus colegas, coopera).
4.7.3. Atribuições do professor
O professor responsável pela coordenação da proposta de
estudo do meio deve estimular o envolvimento e a participação de seus colegas,
dos alunos e familiares e da equipe escolar. Será necessário garantir a adesão
de todos, por meio da mais ampla compreensão dos objetivos de ensino, para
viabilizar o sucesso do procedimento.
As atribuições do(s) professor(es) podem ser divididas em
quatro conjuntos principais, quais sejam:
a) Planejamento do estudo do meio, que requer a definição
do objeto de estudo, dos
aspectos a serem considerados e dos
b) procedimentos de investigação necessários. Nessa fase,
professores e alunos definirão os objetivos de ensino a serem atingidos, as
formas de trabalho a serem realizadas, os recursos e investimentos necessários
e as normas de conduta a serem observadas.
c) Execução ou realização do estudo do meio, que
corresponde à etapa em que professores e alunos estão em campo, em pleno
desenvolvimento da atividade. Os professores devem estar atentos e próximos dos
alunos, observando sua atitude, esclarecendo dúvidas, auxiliando o registro.
d) Organização e divulgação dos resultados. Nessa etapa,
os alunos trabalham em subgrupos, sob a supervisão direta dos professores,
selecionando, organizando e interpretando as informações recolhidas. A essa
altura, os professores podem indicar novas leituras e aprofundamento
bibliográfico, se julgarem pertinente e necessário à elaboração do relatório.
Também é atribuição dos professores organizar a apresentação dos relatórios,
que pode ser em forma de exposição oral, painel, mural, jornal, entre outras.
e) Avaliação do processo. Sob a responsabilidade direta
dos professores, e com ampla participação dos alunos, a avaliação do processo
busca verificar se os objetivos de ensino enunciados para o trabalho foram
atingidos. Além desses, importa identificar outras aprendizagens realizadas e
habilidades desenvolvidas. Ainda é o momento de investigar os eventuais
insucessos ou pontos falhos do processo, visando formular hipóteses para sua
ocorrência e alternativas para a superação, em novas oportunidades.
4.7.4. Papel do aluno
A utilização desse procedimento de ensino pode
proporcionar oportunidades de aprendizagens amplas e enriquecedoras para o
aluno.
Desse modo, ele deve:
a) Participar ativamente do processo de planejamento do
estudo do meio, com idéias e sugestões.
b) Envolver-se na execução das atividades previstas,
contribuindo para seu sucesso.
c) Respeitar as normas estabelecidas, os colegas e os
professores, concentrando seus esforços no desenvolvimento da investigação.
d) Auxiliar a sistematização dos resultados obtidos, a
busca de fundamentação teórica necessária e a apresentação do relatório.
e) Participar do processo de avaliação do trabalho
realizado, identificando acertos e erros, buscando alternativas de superação e
assumindo responsabilidades.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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