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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.48 - Solução de Problemas

Didática - Teologia 11.48


4.9. Solução de Problemas

4.9.1. Descrição

A solução de problemas é um procedimento de ensino baseado na apresentação de uma situação-problema aos alunos, que deve ser resolvida, individualmente ou em subgrupos, utilizando os conhe-cimentos disponíveis ou novos conhecimentos, construídos por meio de pesquisas. 

De forma semelhante ao ensino com pesquisa, a solução de problemas também é uma variação do método da descoberta, porque requer uma atitude reflexiva do aluno e o acompanhamento direto e contínuo do professor. Na mesma medida, assemelha-se ao ensino por projetos porque propõe a busca de soluções práticas para um problema concreto, que, agora, pode ser fictício. 

Esse procedimento é bastante útil em EaD, em situações educativas que envolvem grupos numerosos e com graus diversificados de compreensão dos conteúdos de ensino, porque permite promover o aprofundamento de estudos na medida da necessidade individual de cada aluno ou subgrupo.

Nesse caso, o processo de busca de solução para o problema pode ser individual ou coletivo e as respostas podem ser apresentadas e confrontadas em lista de discussão. Ao final do processo, o professor pode elaborar uma síntese das soluções apresentadas, indicando acertos e reorientando eventuais equívocos. 

4.9.2. Objetivos de ensino 

Trabalhar utilizando solução de problemas pode propiciar aos alunos condições de:

a) Participar ativamente na organização e reorganização de conhecimentos antigos e na construção de novos.

b) Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e reflexão crítica.

c) Aplicar conhecimentos teóricos às situações práticas apresentadas na forma de situações-problema.

d) Desenvolver a responsabilidade pelo processo de conhecimento, estimulando a iniciativa e a busca de novas informações.
e) Identificar a necessidade de formular hipóteses e testá-las no decorrer do processo de construção de soluções.

f) Planejar etapas e ações na busca da solução do problema apresentado.

g) Responsabilizar-se pelo processo de construção de conhecimento individual e coletivo.

A solução de problemas não é um procedimento de ensino rápido, nem fácil de ser realizado. Requer, no mínimo, o tempo necessário à reorganização do conhecimento e à busca de novas informações e a disposição do professor em orientar esse processo de descoberta. No entanto, proporciona condições para realizar objetivos conceituais (organização, relação e registro de informações diante de um problema concreto), procedimentais (busca de novas informações, formulação e testagem de hipóteses, elaboração de um plano de ação) e atitudinais (responsabilidade, cooperação, autoconfiança). 

4.9.3. Atribuições do professor 

O professor deve considerar que o aluno vai se mostrar mais envolvido e desafiado pelo procedimento quanto melhor compreender o que se espera dele. Desse modo, deve preocupar-se em:

a) Definir a forma de realização do procedimento: individual ou em subgrupos.

b) Selecionar problemas que, da perspectiva do aluno, sejam significativos, isto é, relacionados com sua experiência pessoal, desafiadores e adequados ao seu desenvolvimento intelectual.

c) Apresentar os problemas de maneira clara, relacionando aos objetivos de ensino a serem atingidos e aos conhecimentos construídos previamente.

d) Estimular os alunos a definir fases para o enfrentamento do problema, formulando hipóteses, coletando dados, testando hipóteses, confrontando resultados, entre outros.

e) Fornecer indicação bibliográfica, quando julgar oportuno, estimulando o aprofundamento teórico.

f) Acompanhar os processos desenvolvidos pelos alunos, estimulando-os a descobrir
alternativas de solução e reorientando ou encorajando os alunos ou grupos menos
estimulados.

g) Orientar os alunos para realizar o registro de seu processo de busca de solução para o problema.

h) Organizara apresentação, para a classe, das soluções encontradas, proporcionando condições
i) Realizar a avaliação do processo e dos produtos finais, identificando acertos e equívocos e formulando alternativas de superação.

4.9.4. Papel do aluno

O aluno, por sua vez, precisa trabalhar ativamente na solução do problema, reproduzindo uma atividade que, embora execute no cotidiano, agora requer fundamentação teórica. Desse modo, deve:

a) Procurar entender com clareza a situação-problema, estabelecendo relações com conhecimentos e experiências anteriores.

b) Buscar a fundamentação teórica necessária.

c) Formular um plano para enfrentamento do problema, definindo e testando hipóteses.

d) Registrar os caminhos percorridos na busca da solução.

e) Preparar-se para a apresentação de suas alternativas de solução.

f) Participar atentamente da apresentação de seus colegas, confrontando suas soluções com aquelas apresentadas, questionando e refletindo.

g) Avaliar seu percurso individual na busca de solução e seu compromisso e participação na discussão das soluções apresentadas.

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