4.9.1. Descrição
A solução de problemas é um procedimento de ensino baseado
na apresentação de uma situação-problema aos alunos, que deve ser resolvida,
individualmente ou em subgrupos, utilizando os conhe-cimentos disponíveis ou
novos conhecimentos, construídos por meio de pesquisas.
De forma semelhante ao ensino com pesquisa, a solução de
problemas também é uma variação do método da descoberta, porque requer uma
atitude reflexiva do aluno e o acompanhamento direto e contínuo do professor.
Na mesma medida, assemelha-se ao ensino por projetos porque propõe a busca de
soluções práticas para um problema concreto, que, agora, pode ser
fictício.
Esse procedimento é bastante útil em EaD, em situações educativas
que envolvem grupos numerosos e com graus diversificados de compreensão dos
conteúdos de ensino, porque permite promover o aprofundamento de estudos na
medida da necessidade individual de cada aluno ou subgrupo.
Nesse caso, o processo de busca de solução para o problema
pode ser individual ou coletivo e as respostas podem ser apresentadas e
confrontadas em lista de discussão. Ao final do processo, o professor pode
elaborar uma síntese das soluções apresentadas, indicando acertos e reorientando
eventuais equívocos.
4.9.2. Objetivos de ensino
Trabalhar utilizando solução de problemas pode propiciar
aos alunos condições de:
a) Participar ativamente na organização e reorganização de
conhecimentos antigos e na construção de novos.
b) Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e reflexão
crítica.
c) Aplicar conhecimentos teóricos às situações práticas
apresentadas na forma de situações-problema.
d) Desenvolver a responsabilidade pelo processo de
conhecimento, estimulando a iniciativa e a busca de novas informações.
e) Identificar a necessidade de formular hipóteses e
testá-las no decorrer do processo de construção de soluções.
f) Planejar etapas e ações na busca da solução do problema
apresentado.
g) Responsabilizar-se pelo processo de construção de
conhecimento individual e coletivo.
A solução de problemas não é um procedimento de ensino
rápido, nem fácil de ser realizado. Requer, no mínimo, o tempo necessário à
reorganização do conhecimento e à busca de novas informações e a disposição do
professor em orientar esse processo de descoberta. No entanto, proporciona
condições para realizar objetivos conceituais (organização, relação e registro
de informações diante de um problema concreto), procedimentais (busca de novas
informações, formulação e testagem de hipóteses, elaboração de um plano de
ação) e atitudinais (responsabilidade, cooperação, autoconfiança).
4.9.3. Atribuições do professor
O professor deve considerar que o aluno vai se mostrar
mais envolvido e desafiado pelo procedimento quanto melhor compreender o que se
espera dele. Desse modo, deve preocupar-se em:
a) Definir a forma de realização do procedimento:
individual ou em subgrupos.
b) Selecionar problemas que, da perspectiva do aluno,
sejam significativos, isto é, relacionados com sua experiência pessoal,
desafiadores e adequados ao seu desenvolvimento intelectual.
c) Apresentar os problemas de maneira clara, relacionando
aos objetivos de ensino a serem atingidos e aos conhecimentos construídos
previamente.
d) Estimular os alunos a definir fases para o
enfrentamento do problema, formulando hipóteses, coletando dados, testando
hipóteses, confrontando resultados, entre outros.
e) Fornecer indicação bibliográfica, quando julgar
oportuno, estimulando o aprofundamento teórico.
f) Acompanhar os processos desenvolvidos pelos alunos,
estimulando-os a descobrir
alternativas de solução e reorientando ou encorajando os
alunos ou grupos menos
estimulados.
g) Orientar os alunos para realizar o registro de seu
processo de busca de solução para o problema.
h) Organizara apresentação, para a classe, das soluções
encontradas, proporcionando condições
i) Realizar a avaliação do processo e dos produtos finais,
identificando acertos e equívocos e formulando alternativas de superação.
4.9.4. Papel do aluno
O aluno, por sua vez, precisa trabalhar ativamente na
solução do problema, reproduzindo uma atividade que, embora execute no
cotidiano, agora requer fundamentação teórica. Desse modo, deve:
a) Procurar entender com clareza a situação-problema,
estabelecendo relações com conhecimentos e experiências anteriores.
b) Buscar a fundamentação teórica necessária.
c) Formular um plano para enfrentamento do problema,
definindo e testando hipóteses.
d) Registrar os caminhos percorridos na busca da solução.
e) Preparar-se para a apresentação de suas alternativas de
solução.
f) Participar atentamente da apresentação de seus colegas,
confrontando suas soluções com aquelas apresentadas, questionando e refletindo.
g) Avaliar seu percurso individual na busca de solução e
seu compromisso e participação na discussão das soluções apresentadas.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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