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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.55 - Prova objetiva

Didática - Teologia 11.55


5.2.3. Prova objetiva

São formas de provas que, além de possibilitar maior cobertura da matéria, satisfazem ao mesmo tempo o critério de objetividade, definido como a qualidade de uma prova para permitir que examinadores independentes e qualificados cheguem a resultados idênticos. Vejamos alguns tipos de questões, os mais comumente formulados. 

A prova objetiva poderá se formar com as chamadas questões de lacunas, que servem para medir conhecimento e são formadas por frases incompletas, cujo espaço em branco pode ser preenchido apenas por uma interpretação. Exemplo: O ano em que o primeiro transplante de rim bem sucedido teve lugar foi... 

Poderá ainda a prova objetiva constituir-se com questões falso-verdadeiro, que servem para medir: identificação de relação de causa e efeito; distinção de opiniões; conhecimentos de fatos específicos. Exemplo: Os objetivos da aprendizagem podem ser agrupados em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes (V ou F).

 Outra forma, talvez a mais comum, de se elaborar uma prova objetiva é utilizar questões de múltipla escolha, que se estruturam de diversas maneiras. Estas são as mais usadas:

a) Escolha simples: mede conhecimentos. É a forma mais comum da questão de múltipla-escolha. Consiste, basicamente, em uma sentença incompleta ou em uma pergunta, seguida por certo número de respostas possíveis (opções), entre as quais o aluno deve escolher a correta. Exemplo: Dentre as causas que têm levado a agricultura comercial brasileira a expandir-se, ressalta-se:

• o papel que ela continua tendo como o setor mais importante da economia nacional;

• o projeto em curso de integração nacional, fundado exclusivamente na expansão da economia agrícola;

• o crescimento dos mercados consumidores internos e externos de alimentos e matérias-primas de origem agrícola;

• a elevação geral do salário real da população, que tem levado o setor agrícola a se
modernizar;

• a participação proporcionalmente crescente dos produtos agrícolas tropicais na pauta geral da exportação brasileira.

a) Escolha múltipla: mede conhecimentos. Este tipo é adequado quando se pretende
apresentar uma situação caracterizada por mais de uma resposta correta; o aluno deve identificar as respostas corretas de acordo com um código apresentado nas instruções.

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