Em
linhas gerais, o professor da classe de novos convertidos precisa ser um crente
fiel, espiritual e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas, além de ter
comprovada capacidade para ensinar.
Conhecimentos
teológicos mínimos: Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Trindade, homem,
pecado, soteriologia: (regeneração, redenção, expiação, propiciação,
justificação, santificação).
Formação
pedagógica, se possível.
1.
Pré requisitos gerais.
a)
Vocação autêntica.
fundamental
do espírito, sua inclinação geral predominante para um determinado tipo de vida
e de atividade, no qual encontrará plena satisfação e melhores possibilidades
de auto-realização.
Sociabilidade.
A educação e o ensino são fenômenos de interação psicológica e social;
temperamentos egocêntricos, fechados, incapazes de abrir e manter contatos
sociais comum certo calor e entusiasmo, não estão talhados para a função do
magistério; este exige comunicabilidade e dedicação à pessoa dos educandos e
aos seus problemas.
Amor
paedagogicus. Simpatia e interesse natural pelos alunos e desejo de auxiliá-los
nos seus problemas e anseios.
Geralmente
a escolha de um professor favorito se baseia num relacionamento pessoal e não
na capacidade para ensinar. Os alunos se lembram dos professores que mostraram
interesse especial e cuidam delas antes de se lembrarem daqueles que tinham
bons dotes de oratória.
Apreço
e interesse pelos valores da inteligência e da cultura. O professor que
realmente tem vocação para o magistério é naturalmente um estudioso, um leitor
assíduo, com sede de novos conhecimentos capaz de se entusiasmar pelo progresso
da ciência e da cultura.
b)
Aptidões específicas.
São
atributos ou qualidades pessoais que exprimem certa disposição natural ou
potencial para um determinado tipo de atividades ou de trabalho.
(Saúde,
equilíbrio mental e emocional, órgãos de fonação, visão e audição em boas
condições; boa voz: firme, agradável, convincente; linguagem fluente, clara e
simples; autoconfiança e presença de espírito; naturalidade e desembaraço;
firmeza e desembaraço; imaginação, iniciativa e liderança; habilidade de
criação; boas relações humanas.)
O
conhecimento amplo e sistemático da matéria ou da respectiva área de estudo é
condição essencial e indispensável para a eficiência do magistério
cristão.
2.
Pré requisitos específicos.
a)
Ser chamado por Deus para o ministério do ensino (Ef 4.11,12). (Pedir a classe
para ler o texto)
Os
professores da EBD são freqüentemente escolhidos pelos líderes e não
vocacionados por Deus. Os vocacionados têm esmero (dedicação): "...se é
ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7b).
Esmero
significa integralidade de tempo no ministério estar com a mente, o coração e a
vida nesse ministério. Ser professor é diferente de ocupar o cargo de
professor.
b)
Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo.
O
que representa este relacionamento?
Cristo
é seu salvador pessoal; salvo-o de todo o pecado e é também Senhor e dono da
sua vida.
c)
Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus.
Jesus
é o maior pedagogo de todos os tempos; usou todos os métodos didáticos
disponíveis para ensinar.
d)
Reconhecer a importância da sua tarefa e encará-la com seriedade.
Quando
um investimento espiritual é feito em outra vida, você participa de toda a
glória das recompensas espirituais que serão colhidas através da vida, para
sempre.
O
apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: "Vós sois a nossa glória e nosso
gozo" (1 Ts 2.20).
Por
que seriedade? Por causa do juízo: "...meus irmãos, muitos de vós não
sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo" (Tg 3.1).
e)
Lealdade.
No
apoio ao pastor; na assistência aos cultos; na participação no sustento
financeiro.
O
homem é um ser educável e nunca acaba de aprender. Aprendemos com os livros;
com nossos alunos; aprendemos enquanto ensinamos. "Não há melhor maneira
de aprender do que tentar ensinar outra pessoa." Quando não sabe uma
resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe.
g)
Saber planejar suas aulas.
Ter
objetivos claros e definidos em cada etapa do ensino.
O
que pretendo alcançar (Objetivos)
Como
alcançar (Métodos e recursos)
Em
quanto tempo (cronograma)
O
que fazer e como fazer (Procedimentos de ensino)
Como
avaliar o que foi alcançado (Avaliação)
h)
Entender o processo de aprendizagem.
Até
o século XVI, a prender era memorizar.
Séc
XVII, fórmula de "Comenius": compreensão, memorização,
aplicação.
Hoje,
a apdz é um processo: lento, gradual e complexo aprender é modificar o
comportamento.
i)
Conhecer variados métodos de ensino. (ver 3º ponto do seminário)
j)
Ensinar com motivação.
O
professor não motiva, incentiva.
Deve
saber e dominar o que vai ensinar. Conhecer bem a Palavra, o currículo e a
lição daquele dia. Este conhecimento deve fazer parte de sua experiência.
"Ele
está se tornando semelhante a Cristo?"
m)
Viver o que ensina.
n)
Ser crente integrado à sua igreja: presença nos cultos e atividades da igreja;
dizimista; manter-se distante dos ventos de doutrinas; eticamente correto.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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