Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

29 de agosto de 2013

Exegese Bíblica 22.01 - Teologia Exegese Bíblica

Exegese Bíblica 22.01


Matéria: EXEGESE BÍBLICA

Exegese Bíblica

Dicionário Teológico: Exegese: do Grego:ek + egnomai, = ek + egéomai, penso, interpreto,

arranco para fora do texto. É a prática da hermenêutica sagrada que busca a real interpretação dos

textos que formam o Antigo e o Novo Testamento. Vale-se, pois, do conhecimento das línguas originais
(hebraico, aramaico e grego), da confrontação dos diversos textos bíblicos e das técnicas aplicadas na lingüistica e na filosofia.

"A Bíblia é ao mesmo tempo humana e divina, exige de nossa parte a tarefa de interpretá-la."

Amante que sou da matéria, quero aqui apresentar alguns princípios básicos que, julgo eu, devam ser considerados especificamente na prática da Exegese Bíblica.

Todo cristão "leigo" que definimos aqui como (pessoa do povo, pregador sem ordenação formal. O que torna o pregador leigo não é propriamente a ausência de formação teológica, mas a não ordenação ministerial. Deixando de lado tais formalidades, foram justamente os trabalhadores leigos os mais usados nos avivamentos. Haja vista o que aconteceu no País de Gales -- Dicionário Teológico --, Estes arrogam para si o direito de interpretar o texto bíblico com propriedade, sem contudo ter o conhecimento das técnicas que se aplicam ao que executa tal tarefa, a de interpretador do texto sagrado.
Todo pregador do evangelho deve, por obrigação, dominar as técnicas básicas da exegese, sob pena de trair o real sentido do texto sagrado a ser explanado e de ser um disseminador de heresias, portanto se você ainda não domina a arte de interpretar e compreender os textos, deve então começar agora, pelo básico.
Antes de começar-mos a falar da exegese propriamente dita, você já deve ter uma conhecimento básico da Bíblia, tendo em vista que iremos tratar de sua interpretação.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA


.