Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

29 de agosto de 2013

Geografia Bíblica - Teologia 25.01 - Introdução - Sumario

 Geografia Bíblica - Teologia 25.01



Matéria: GEOGRAFIA BÍBLICA

Introdução

Sumário: 
I - O que é a Geografia? 
II - A Geografia através da História. 
III - A estruturação científica da Geografia.               IV - A Geografia Bíblica e a sua importân­cia.

A História situa o drama humano no tempo. Pelas asas da cronologia, leva-nos a acompanhar os passos de nossos ancestrais até os nossos dias. Possuímos, porém, uma exigente concepção espacial. Curiosos, de quando em quando, indagamos: "Onde, exatamente, deu-se tal fato?" A Historiografia, por ser documental e limitar-se às crôni­cas, não pode responder-nos tais questões com precisão.
Recorremos, então, à Geografia.
Situando-nos nos palcos da tragédia humana, dá-nos uma idéia mais ampla e mais clara do nosso passado. Atra­vés dessa ciência, trilhamos os caminhos de nossos pais e demarcamos os raios de ação de nossos filhos.
Mas, qual a afinidade entre a História e a Geografia?
Afrânio Peixoto responde: "A Geografia será assim a ciência do presente, explicada pelo passado; a História, a ciência do passado, que explica o presente. "
Conscientes dos reclamos temporais e espaciais do es­tudioso das Sagradas Escrituras, escrevemos esta obra. Unindo a História à Geografia, possibilitamos ao leitor lo­calizar os fatos no tempo e no espaço, desde os primeiros representantes da raça humana até os apóstolos de Cristo.
Faremos uma fascinante viagem da Mesopotâmia à Europa. Percorreremos os caminhos antigos, para com­preendermos por que a nossa fé é tão atual. A Bíblia fornecer-nos-á o roteiro. Ás informações geográficas contidas nas Sagradas Escrituras são exatas e reconstituem, com fi­delidade e riqueza de detalhes, a topografia e as divisões políticas da antigüidade. O Estado de Israel, a propósito, com base em informações bíblicas, redescobriu várias mi­nas exploradas pelo rei Salomão que, hoje, continuam a produzir divisas à essa jovem nação.


Entretanto, vejamos como se desenvolveu essa ciência chamada Geografia. Comecemos por defini-la.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA