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18 de setembro de 2013

Eclesiologia - Teologia 25.09 - Êxodo19 - Orientações e 1ª Pedro 2 - Formação do Povo

Eclesiologia - Teologia 25.09

ÊXODO 19 E 1a PEDRO 2: 

Em Êxodo 19, encontra-se as orientações gerais de Deus antes de estabelecer a   aliança  com  o  povo  no  Monte  Sinai.  Algo  da  missão  especial  do  povo  como   participante da aliança está estabelecido aqui. A convocação é de ser uma nação   intermediária entre Deus e os povos ao redor. É esta a mesma missão dada por   Jesus ao povo da nova aliança. Há, portanto, uma continuidade entre a missão no   Antigo Testamento e no Novo Testamento.  

No  versículo  4,  Deus  começa  a  relatar  como  havia  resgatado  o  povo  da  sua   escravidão no Egito, mas segue com uma descrição do propósito dessa salvação.   O povo foi resgatado não apenas de sua escravidão e das dificuldades que sofria,
mas  foi  salvo  para  uma  nova  vida.  O  povo  foi  salvo  para  ser  uma  possessão   especial  de  Deus  dentre  as  nações  ao  seu  redor.  Foi  salvo  para  servir  a  Deus   como  um  reino  de  sacerdotes,  ou  seja,  mediadores  entre  Deus  e  as  demais   nações. O povo foi salvo para ser santo    separado, distinto de todos os demais      para cumprir com o propósito de espelhar a grandeza de Deus perante todas as   nações.  

Vale ressaltar que o povo havia sido liberto do Egito, mas ainda era um bando de   escravos fugidos, não uma nação. Haviam aceitado a liderança de Moisés, mas   não  havia  ainda  estrutura,  organização,  nem  liderança  adequada  para  reger  o   bando de fugitivos para transformá-los numa nação. Esse aspecto estava ainda   sendo  trabalhado,  por  assim  dizer,  Deus  ainda  estava  formando  deles  uma   nação, etapa principal disso foi a questão da definição de uma lei ou aliança de   lei que ainda deveria ser divulgada.  

Em  1a  Pedro  2.9-10,  o  assunto  da  formação  do  povo  é  retomado,  agora  em   termos de que Deus está formando um novo povo para si dentre todas as nações   do  mundo.  Como  aquele  bando  de  escravos  no  Egito  não  era  ainda  um  povo,   também  os  cristãos  no  primeiro  século  ainda  não  o  eram,  mas  haviam  sido   chamados  a  ser.  Em  conjunto  com  a  nova  identificação  de  povo  de  Deus,  aos
cristãos estava sendo dada a mesma comissão, ou seja, missão e propósito que   fora dada no Monte Sinai: mediar a presença de Deus perante todos os povos da   terra.  


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