Eclesiologia - Teologia 25.11
ESTRUTURA E GOVERNO DA
IGREJA:
“A
Igreja de Cristo não faz leis nem mandamentos à parte da Palavra de Deus; portanto,
todas as tradições
humanas não nos
podem sujeitar, a
não ser que
estejam embasadas ou
prescritas na Palavra
de Deus”. Assim
como os reformadores reivindicavam, a igreja deve
refletir o mais estritamente possível a
perspectiva bíblica de sua natureza e propósito. Toda sua atividade,
estrutura e organização deve partir de
uma base bíblica sólida.
A igreja
existe para dar
continuidade ao ministério
de Jesus. A
estrutura da igreja, portanto, tem função e razão de ser
apenas no espelhar essa realidade. A
estrutura depende da
função, o qual
já se tem
designado como uma
função tripla, seguindo
Moody. Érickson define
as funções da
igreja em termos
de quatro partes,
mantendo como central
o aspecto de
testemunho (mesmo que
empregue o termo “evangelizar”).
Vale
ressaltar que a Bíblia não mantém a distinção atual entre o evangelizar e
o discipular. O termo “evangelizar” no
sentido neotestamentário é “pregar as boas
novas de Cristo”, o que retrata a mensagem completa de Jesus desde o que
se
chama hoje de “plano
de salvação” até os ensinamentos
mais difíceis de
compreender. A prática atual é de reservar a mensagem mais polêmica ou
difícil para os adeptos, procurando
suavizar a apresentação pública do evangelho. No ministério de Jesus, não se encontra nada
dessa tal suavidade da mensagem. O
retrato dos evangelhos
em geral é
muito mais coerente
com a dificuldade
de aceitar a mensagem de Jesus.
“Duro é este discurso; Quem o pode ouvir?”.
Se
for necessário fazer uma distinção entre a mensagem de ingresso ao reino e
a mensagem de
continuidade, esta giraria
mais em torno
das passagens empregando
o termo batizar.
É nas passagens
referentes ao batismo
que se encontra
o conceito do
ingresso de conversão
a uma nova
realidade religiosa. Como em Mateus 28.19-20, o batismo é o
carimbo da conversão do indivíduo, no
seu lavar-se de sua antiga forma de viver, ingressando na nova
dependência de Deus. O batismo já era
ritual de ingresso a uma nova confissão e vida religiosa para os judeus, sendo aplicado para aqueles
gentios que queriam ingressar como
prosélitos ao judaísmo.
A edificação
dos crentes é a segunda
etapa, por assim
dizer, do processo
de evangelizar ou
discipular. Vale lembrar
que Jesus investiu
os três anos
do seu ministério
em doze discípulos.
Ele pregou também
às multidões, mas
não
confiava
na resposta das mesmas. Escolheu doze para discipular. No final de três anos, estes mesmos discípulos não estavam
completamente maduros, mas Deus
continuou a lapidá-los,
como fez com
Pedro. Ainda após
o final do
ministério terreno de Jesus os
discípulos estavam em processo de serem preparados para o ministério.
A
Bíblia não fornece norma para o governo e sistema de liderança da igreja.
O que
ela apresenta são
várias formas organizacionais em uso no
decorrer do desenvolvimento da
igreja durante o
primeiro século. A
igreja passou por
liderança direta dos
apóstolos. Com a
necessidade, acrescentou servos
à liderança administrativa (diáconos)
e encontrou necessidades em
certos contextos da
elaboração de concílios
de anciãos e
bispos na supervisão
do andamento da igreja local.
Nenhuma destas formas foi colocada como sendo a forma definitiva, mas cada qual respondeu à
necessidade que um certo grupo de
crentes enfrentava.
Existem na
atualidade, várias formas
de governo eclesiástico,
desde os grupos
que negam uma estrutura visível, incluindo o sistema congregacional,
episcopal e presbiteriano. As
formas de organizar
e estruturar a
igreja não são
tão importantes como
a questão de
suas utilidades para
se cumprir a
missão.
Quando
a estrutura cria condições para fomentar a ativação da missão da igreja, ela
é benéfica. Quando
uma estrutura estorva
o cumprimento da
missão, ela deve ser modificada. Estrutura aqui é muito
mais do que formas de governo, pois
aplica-se de forma
igual aos programas
da igreja, bem
como todas as
suas atividades.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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