Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

29 de dezembro de 2014

Escatologia - Teologia 17.77 - Bema - Para Designar o Tribunal de Cristo

Escatologia - Teologia 17.77

Bema (bhma): este termo é usado em Rm 14:10 e II Co 5:10 para designar o tribunal de Cristo, Strong define assim:  


1) um degrau, um passo, o espaço que um pé cobre; 2) um lugar elevado no qual se sobe por meio de degraus, plataforma, tribuna; assento oficial   de um juiz; o lugar de julgamento de Cristo; Herodes construiu uma estrutura semelhante a um trono na Cesaréia, do qual ele via os jogos e fazia   discursos para o povo.  


Diferente do primeiro, Bema fala do tribunal em si, ou seja, do lugar onde o julgamento é feito e não do julgamento propriamente dito, também retrata   um lugar de honra, uma tribuna de honra. Sale-Harrison ao comentar sobre o bema, diz:


Nos Jogos gregos de Atenas, a velha arena tinha uma plataforma elevada na qual na qual se assentava o presidente ou juiz da arena. Dela ele   recompensava todos os competidores; e lá ele recompensava todos os vencedores. Era chamado bema ou assento de recompensa. Nunca foi usado em   referencia a um assento judicial


Concluímos que o tribunal de Cristo não se trata de um julgamento onde os réus correm o risco de serem condenados, mas sim um “grande evento”   onde os crentes em Jesus receberão suas recompensas.


Não podemos cair no mesmo erro que os Católicos Romanos, usaram esta passagem para criar o ensino sobre purgatório crendo, então, que este é um   tribunal de juízo. Ao lerem o que Paulo fala a respeito de “salvos como pelo fogo”, dizem que os que não fizeram o bem necessário para serem salvos, nem o   mal necessário para serem condenados, irão para o purgatório esperar um julgamento posterior que poderá lhes dar uma segunda chance. Para amenizar sua   pena no purgatório e ir mais rápido para o céu, o réu pode contar com ajuda dos vivos através de velas, missas, orações, indulgências etc.




Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA