Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

20 de agosto de 2015

Estudo da Fé - Teologia 19.46 - O Coração do Homem é o Seu Espírito

Estudo da Fé - Teologia 19.46
































O Coração do Homem é o Seu Espírito

Devemos entender que o coração do homem é o seu espírito. O homem é um espírito; ele possui uma alma; e ele habita num corpo.

Busquei durante anos uma explicação satisfatória so­bre o que significa crer com o coração. A palavra "coia-ção", conforme empregada nestes versículos, não se refere ao órgão físico que bombeia sangue pelo nosso corpo e nos mantém com vida, pois se assim fosse os versículos informariam que podemos crer em Deus com os nossos corpos!
Não, a palavra coração não se refere àquele órgão do corpo humano. Você não poderia crer com seu coração físico assim como não poderia crer com suas mãos e dedos.
A palavra coração é utilizada para transmitir uma idéia. Considere como empregamos esta palavra "hoje". Falamos do coração de uma árvore. O que queremos dizer com isso? O coração de uma árvore significa o seu centro, o seu próprio âmago.
Falamos do coração de um assunto. O que isso quer dizer? O coração de um assunto refere-se à parte mais importante do mesmo — o seu próprio centro — a parte principal deste, ao redor do qual gira todo o restante.
E quando Deus fala do coração do homem, Ele se refere à parte principal do homem, ao âmago do seu ser, que é o seu espírito. O homem é um espírito; ele possui uma alma; e habita num corpo.

1 TESSALONICENSES 5.23
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conser­vados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo disse:... e o vosso espírito... alma... e corpo. Observe que Paulo citou primeiramente o cora­ção do homem, que é o seu espírito. Em muitos trechos na Bíblia, as palavras "coração" e "espírito" podem ser substituídas uma pela outra.
Sabemos que o homem é um espírito porque ele está na mesma categoria (classe) de Deus. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). E Jesus disse: Deus é Espírito... (Jo 4.24). Não é o seu homem físico que é à imagem de Deus, pois a Bíblia diz que Deus não é homem (Nm 23.19). Lembre-se que há um homem interior e um homem exterior.
Jesus disse a Nicodemos no capítulo 3 de João:... se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nicodemos, que somente conseguia pensar em coi­sas naturais, perguntou então a Jesus: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Veja como Jesus lhe respondeu.

JOÃO 3.6
6 O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito.

O novo nascimento é uma recriação do espírito humano. Observe o que Paulo disse em Romanos 1.9: Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito... Considere também o que Jesus disse à mulher junto à fonte de Samaria.

JOÃO 4.24
24 Deus é espírito; e importa que os seus adorado­res o adorem em espírito e em verdade.

O termo "em espírito" no trecho "adorem [a Deus] em espírito e em verdade" refere-se ao espírito humano, e não ao Espírito Santo. Não podemos contatar a Deus com o nosso corpo nem com a nossa mente. Somente podemos entrar em contato com Ele através do nosso espírito; portanto, devemos adorá-lo pelo nosso espírito ou coração.

ROMANOS 2.28,29
28 Porque não é judeu quem o é apenas exterior­mente, nem é circuncisão a que é somente na carne.
29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

As palavras "coração" e "espírito" são usadas neste trecho como palavras com o mesmo significado. Roma­nos 2.29 diz: ... circuncisão a que é do coração, no espírito... Ele se refere ao espírito humano. O seu cora­ção, de acordo com este trecho, é o espírito.
Vejamos agora 1 Coríntios 14.14: Porque, se eu orar em outra língua, o meu ESPÍRITO ora de fato, mas a minha MENTE fica infrutífera. Observe neste versículo que a Bíblia faz diferenciação entre o espírito e a mente do homem.
Seu espírito não é sua mente. E sua mente não é seu espírito. Qualquer um que fala em línguas deve sabê-lo, porque não falamos em línguas por meio da mente. Sabemos de onde procedem as línguas: do âmago do nosso ser, do Espírito Santo em nosso espírito.
Em 1 Coríntios 14.15 lemos: Que fazer, pois? Orarei com o ESPÍRITO, mas também orarei com a MENTE. Em outras palavras, Paulo estava dizendo que o espírito do homem é algo distinto e separado de sua própria mente.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.