Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

27 de abril de 2016

Estudo da Fé - Teologia 19.164 - Capítulo 20 - Ações Que Correspondem à Fé

Estudo da Fé - Teologia 19.164

CAPITULO 20
AÇÕES QUE CORRESPONDEM À FÉ

Neste capítulo estudaremos a fé com suas ações correspondentes.
A fé age. Quando você anda pela fé, sempre haverá alguma ação necessária para que sua fé seja manifesta.
Esta ação pode vir a ser a confissão de sua beca: "Obrigado, Pai. Creio que recebi meu pedido agora quando orei" (Mc 11.24). A fé sempre tem uma ação correspondente.

TIAGO 2.14-22
14Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, seme­lhante fé salvá-lo?
15Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa, e necessitados do alimento cotidiano,
16E qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos, e fartai-vos, sem, contudo, lhes dardes o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17Assim também A FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS, POR SI SÓ ESTÁ MORTA.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obrasv e eu, COM AS OBRAS, TE MOSTRAREI A MINHA FE.
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem.
20 Queres, pois ficar certo, ó homem insensato, de que A FÉ SEM AS OBRAS É INOPERANTE?
21 Não foi por obras que o nosso Pai Abraão foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consu­mou.

Lemos na versão de Weymouth: "Qual é o proveito, meus irmãos, se um homem professa que tem fé, quan­do suas ações não correspondem?" (Tg 2.14).
O versículo 22 diz: "Considere que sua fé estava cooperando com suas ações, e que pelas suas ações sua fé foi aperfeiçoada...".
Alguns lêem este trecho das Escrituras e pensam que ele está falando a respeito da fé para a salvação. Mas este trecho das Escrituras foi escrito para pessoas que já foram salvas. Tiago estava escrevendo para pessoas que já eram nascidas de novo. Ele diz: Meus irmãos (Tg 2.14). Tiago está escrevendo para cristãos, e ele enfati­za que a fé sem ações e obras à altura da mesma não irá operar a seu favor, mesmo que você seja um crente.
A Confissão da Palavra Junto com Ações ou Confissões Erradas Implica em Fracasso
Um dos maiores erros que muitos crentes cometem é o de confessar sua fé na Palavra mas de contradizerem suas confissões por meio de ações erradas, que não condizem com o que confessam.
Por exemplo, alguns confessam que estão confiando no suprimento financeiro de Deus, mas ao mesmo tem­po estão preocupados e ansiosos a respeito da maneira pela qual irão pagar suas contas. Numa situação como esta, não estão praticando uma ação correspondente.
Num certo instante confessam que a Palavra de Deus é verdadeira, mas, no momento seguinte, anulam o que dizem por meio de suas confissões.
Se você deseja receber algo de Deus, então suas ações devem estar em linha com o que você crê.
Em Tiago 1.22 lemos: Tomai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Muitos estão enganado a si mesmos. Culpam o diabo ou qualquer pessoa pelos seus fracassos, quando na realidade estão enganando a si mesmos.
Não estão agindo à altura da Palavra nem sendo praticantes da mesma. As ações de um praticante da Palavra coincidem e estão em linha com sua confissão.

MATEUS 7.24-27
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas pala­vras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insen­sato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Os Praticantes da Palavra Permanecem Firmes Diante Das Tempestades da Vida

Muitas pessoas não entendem o que Jesus está fa­lando neste trecho. Ele fala a respeito das reações das pessoas diante das tempestades da vida.
Quando as tempestades da vida desabam, muitos caem ou são abalados espiritualmente. Não conseguem suportar as pressões produzidas por essas tempesta­des. E isso acontece porque não são praticantes da Palavra. Não praticam as instruções da Palavra. A Pala­vra de Deus não foi edificada em seus espíritos.
Em Mateus 7.24-27, a mesma tempestade e o mesmo vendaval agiram sobre duas casas distintas — uma construída sobre a rocha e a outra construída sobre a areia.
A razão pela qual a casa construída sobre a areia ruiu é porque não fora construída sobre o alicerce da Palavra de Deus.
Uma foi destruída e a outra não, porque num caso havia um sábio construtor que praticava a Palavra, e, no outro, um imprudente construtor que não punha à Pala­vra em prática.
Não são as tempestades da vida que nos derrotam. Se fossem as tempestades da vida as causas da derro­ta, então todos nós estaríamos sendo derrotados, pois as tempestades caem sobre todos nós.
Duas pessoas enfrentam o mesmo tipo de tempesta­de, uma é vencida e a outra não. A razão pela qual uma das pessoas não é vencida é porque pratica a Palavra de Deus.
A pessoa que foi vencida pode até mesmo ser salva, mas foi derrotada porque não possui em sua vida ações que correspondam à sua fé. Não fundamentou a sua fé no alicerce sólido e inabalável da Palavra de Deus.
Quando vem a enfermidade, por exemplo, uma pes­soa aceita a enfermidade e se entrega a ela, enquanto que outra pessoa recusa-se a se entregar à enfermi­dade.
As dificuldades da vida vêm sobre todos nós. Quando os ventos de adversidade sopram, aquele que pratica a Palavra mantém sua confissão de fé, porque é um praticante da Palavra, pois sabe que Deus não falha!


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.