Exegese Bíblica 22.07
5. Entendendo
algumas dificuldades concretas:
Durante o tempo anterior á escrita dos
Evangelhos, havia apenas a pregação dos Apóstolos, recordando os fatos da vida
de Cristo, todavia eram fatos esparsos, sem nenhuma preocupação com seqüência
ou unidade. Por isso os Evangelhos, que foram esta pregação escrita, se
contradizem em algumas datas, o que mostra a pouca importância dada à
cronologia. Os fatos eram recordados e aplicados, conforme as necessidades.
Assim, até entre os Evangelhos sinóticos, que seguiram a mesma fonte, há
diversificações. Por exemplo, no Sermão da Montanha, em Lucas fala "bem
aventurados os pobres"; e em Mateus, "bem aventurados os pobres de
espírito". A diferença consiste no seguinte: Lucas deu um sentido social,
mais importante para as comunidades gregas, para as quais escrevia. Mas o de
Mateus destinava-se às comunidades judias e queria combater uma doutrina dos
judeus que tinham uma idéia falsa de pobreza. Para eles, o próprio fato de a
pessoa ser pobre, já lhe garantia a salvação, enquanto outra pessoa, pelo
simples fato de ser rica, já estava condenada. Por causa disso ele escreveu
"pobres de espírito".
Outro ponto de discordância é o caso da cura de um cego. Mateus diz "um
cego, na saída de Jericó"; e Lucas "dois cegos, na entrada de
Jericó". 0 fato da 'entrada' e 'saída' pode ser explicado pela existência
de duas cidades chamadas Jericó. 0 fato de serem um ou mais cegos explica-se
pelo seguinte: era comum naquele tempo os cegos formarem grupos em torno de um
cego-líder; e o nome deste geralmente era o do grupo. No entanto, estes
detalhes pouco importam ao evangelho. 0 seu interesse é a apresentação da
mensagem (evangélion = boa nova).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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