Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

16 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.14 - 5 Fundamentos Para o Presbiterianos Americanos

Fundamentalismo - Teologia 24.14

Os 5 fundamentos [ou doutrinas essenciais] para os PRESBITERIANOS do Norte dos Estados Unidos:

 [1] A Inerrancia das Escrituras;
[2] O nascimento Virginal de Cristo;
[3] Sua Expiação Vicária;
[4] Sua Ressurreição Corpórea; e
[5] A Historicidade dos Milagres.

OS BATISTAS e INDEPENDENTES PRÉ-MILENISTAS, colocavam como quinto fundamento: [5] A Ressurreição e a 2ª Vinda de Cristo; Outros simplesmente colocavam assim o 5º fundamento: [5] PREMILENISMO. Outra versão colocou em lugar do Nascimento Virginal: [5] Divindade de Cristo.

As grandes batalhas eram travadas dentro das grandes denominações históricas, pois muitos pastores que tinham saído dos Estados Unidos para fazerem curso de pós-graduação nas grandes universidades teológicas da Europa, especificamente na Alemanha, em que A Teologia Liberal, abrançando as teorias destrutivas da ALTA CRÍTICA produzida pelo racionalismo humanista, voltavam para os Estados Unidos completamente descrentes nos fundamentos do Cristianismo Histórico. Os liberais devido a tolerância inicial dos fieis a sã doutrina, tiveram tempo de fermentar as grandes denominações, e conseguiram tomar para si os grandes seminário, rádios, igrejas, de modo, que não deixou alternativa para uma grande parte dos fundamentalistas, senão sair destas denominações e se organização em novas denominações. Daí surgiram os Batistas Regulares que formaram a Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares (1932), Batistas independentes, Igrejas Bíblicas, Igreja Cristãs Evangélicas, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (1936), que mudou seu nome para Igreja Presbiteriana Ortodoxa, a Igreja Presbiteriana Bíblica (1938, a Associação Batista Conservadora dos Estados Unidos (1947), as igrejas Fundamentalistas Independentes dos Estados Unidos (1930) e muitas da denominações fundamentalistas que ainda existem atualmente. "Em todas as partes dos Estados Unidos , os fundamentalistas fundavam novos ministéiros de reavivamento, agências missionárias, seminários bíblicos, conferências bíblicas e jornais.

  --> Daí tiramos uma grande lição: A tolerância com os apostatas, eqüivale a dar tempo ao inimigo fermentar toda massa, tornando-a imprestável. Ainda, nos adverte, quanto a esses cursos de pós-graduação em universidades apóstatas. Poucos têm a estrutura para não se deixar contaminar pelo ambiente infectado dos modernistas. O mesmo podemos dizer destes congressos para pastores e líderes promovidos pelos liberais, igualmente estão infectados pela metodologia relativista da verdade .(Mt.16:6,12; I Cor.5:6-9; Gl.5:7-9).

Machen em 1923, chamou a nova religião que tentava destruir os fundamentos da fé,de "liberalismo", mas posteriormente seguiu a moda mais popular, chamando-a "modernismo".


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.