Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

19 de novembro de 2016

Geografia Bíblica - Teologia 25.22 - A grandeza do Egito

 Geografia Bíblica - Teologia 25.22


III - A GRANDEZA DO EGITO
Os egípcios deixaram um marco de indelével grandeza na História. Desde as pirâmides às conquistas científicas e tecnológicas, foram magistrais. Haja vista, por exemplo, os arquitetos modernos que continuam a contemplar, com grande admiração, os monumentos piramidais construídos pelos faraós.
Desta forma Halley descreve a Grande Pirâmide de Queops: "O mais grandioso monumento dos séculos. Ocu­pava 526,5 acres, 253 metros quadrados (hoje 137), 159 m de altura (hoje. 148). Calcula-se que se empregaram nela 2.300.000 pedras de 1 metro de espessura média, e peso médio de 2,5 toneladas. Construída de camadas sucessivas de blocos de pedra calcária toscamente lavrada, a camada exterior alisada, de blocos de granito delicadamente escul­pidos e ajustados. Estes blocos exteriores foram removidos e empregados no Cairo. No meio do lado norte há uma pas­sagem, 1 m de largura por 130 de altura, que leva a uma câmara cavada em rocha sólida, 33 m abaixo do nível do solo, e exatamente 180m abaixo do vértice; há duas outras câmaras entre esta e o vértice, com pinturas e esculturas descritivas das proezas do rei".
Os antigos egípcios destacaram-se, ainda, na mate­mática e na astronomia. Há mais de quatro mil anos, quando a Europa revolvia-se em sua primitividade, os sá­bios dos faraós já lidavam com fórmulas para calcular as áreas do triângulo e do círculo e, também, do volume das es­feras e dos cilindros.
Souto Maior fala-nos, com mais detalhes, acerca do avanço científico dos antigos egípcios: "Apesar de não co­nhecerem o zero, já resolviam nessa época equações algébricas. Os seus conhecimentos astronômicos permiti­ram-lhes a organização de um calendário baseado nos mo­vimentos do Sol. A divisão do ano em doze meses de trinta dias é de origem egípcia; os romanos adotaram-na e ainda hoje é conservada com pequenas modificações. A medicina egípcia também era surpreendentemente adiantada. Che­garam a fazer pequenas operações e a tratar com habilida­de as fraturas ósseas. Pressentiram a importância do cora­ção e, na observação das propriedades terapêuticas de cer­tas drogas, adquiriram alguns conhecimentos de farmaco-dinâmica".

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA